Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

DCE da UFRGS pauta desafios e retrocessos de direitos na calourada 2017

02/10/2017 às 12:33, por Redação com informações do DCE.

Debates de 15 a 29 de setembro movimentaram a UFRGS
Pâmela May (Cuca da UNE)

Meio-passe, conjuntura política e econômica, direitos de mulheres e LGBTs foram temas de debates

Diante de um contexto de crise política e ameaças a educação de 15 a 29 de setembro o DCE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promoveu a calourada 2017, com uma agenda cheia de debates e ações para o início do período letivo.

Para marcar os mil dias sem uso do prédio branco do curso de Direito, que há 1067 dias está fechado devido a trâmites burocráticos sem previsão de ser liberado para o uso, o DCE promoveu a “Festa dos mil dias” no dia 15 de setembro e estudantes, junto com os CAs e o DCE ocuparam de forma simbólica o espaço.

Já no dia 18 de setembro a sede do DCE recebeu a Audiência pública: meio-passe fica!

A diretora de Comunicação da UEE Livre Dr. Juca, Pamela May explica que prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre um pacote com 5 projetos de Lei que visam mudar o sistema de Transporte Público da cidade, para muito pior. “Um dos projetos de lei visa restringir o Meio-Passe Estudantil que é uma conquista histórica da juventude. Não deixaremos isso acontecer”, destacou.

Na atividade a Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe estavam presentes o vereador André Carus (PMDB) e as vereadoras Sofia Cavedon (PT) e Fernanda Mechionna (PSOL).

Calourada de todas a cores

Em uma conjuntura de avanço do conservadorismo, com a repressão da liberdade de expressão e o retrocesso em relação aos direitos sociais básicos da população LGBT, o DCE promoveu no dia 21 no Campus do Vale um debate sobre a vivência e resistência das e dos LGBTs e trouxe como convidados o Curador da Exposição QueerMuseu, Gaudêncio Fidelis; a Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do RS, Manuele Araldi; Adriane Cordonet, diretora LGBT da União Estadual dos Estudantes Livres e William Santana do Projeto Figueira Negra.

A discussão feminista também não ficou de fora da programação e no dia 22 a Faculdade de Educação ( FACED ) recebeu para debater o tema o Bloco de rua Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só; Mariani Ferreira, Roteirista e produtora cultural, a Professora do Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS, Celina Alcântara; a diretora de Cultura da UNE, Marina Lehmann; e a estudante de Teatro e Pesquisadora Pâmela Bratz.

Crise econômica e gratuidade das universidades

A ameaça ao caráter público e gratuito das universidades federais e a luta intensa contra os retrocessos na educação foi tema da Aula Pública no dia 27 que lotou a Faculdade de Educação da UFRGS com o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad e a presidenta da UNE Marianna Dias. “Precisamos estar alertas e preparados para defender nossas Universidades e o futuro da educação, essa foi a perspectiva do DCE”, destacou Pamela May.

O debate que encerrou a calourada no dia 29 de setembro teve como tema os “Caminhos para superar a crise” com a presença de Guilherme Boulos da Coordenação do MTST; Manuela d’Avila, deputada Estadual (PCdoB); o Ex-Ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rosseto e a vice-Presidenta da UNE, Jessy Dayanne.

A privatização do SUS e as perspectivas para o setor industrial brasileiro também foram temas de debate da calourada do DCE.

Debate com Fernando Haddad e Marianna Dias lotou da Faculdade de Educação

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo