Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Cuca da UNE promove 1º torneio universitário de skate da UFPA

03/08/2017 às 17:07, por Renata Bars.


Evento acontece nos dias 18 e 19 de agosto, no Espaço Cultural e Esportivo do Vadião, campus Básico em Belém

O Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca da UNE), em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Diretoria de Esporte e Lazer (Dacel/Proex), promoverá nos dias 18 e 19 de agosto, o 1º Torneio Universitário de Skate da UFPA. O torneio é fruto do projeto de extensão intitulado ”A sociologia e a cultura urbana”, que ocorreu em 2015 e também foi promovido pelo Cuca.

”Neste projeto buscamos identificar as expressões da cultura de rua no Guamá, bairro da periferia de Belém que abriga a universidade. Conversamos com o movimento de juventude e trabalhamos a difusão do skate no campus Belém. A adesão dos estudantes da UFPA foi imediata e dezenas de jovens começaram a invadir a universidade com skates e deixando até os seguranças assustados”, contou Alexandre Vírgula, estudante de Ciências Sociais e coordenador do Cuca Belém.

Alexandre conta que o projeto desenvolveu oficinas e revelou a necessidade da criação de um espaço próprio para a prática do skateboard na universidade.

”Agora nossa principal demanda é a construção de uma praça de skate, fazendo assim com que a UFPA seja a primeira universidade do Brasil a ter um local desse tipo. Pensando no futuro, quando em 2025 o skate se tornar esporte olímpico, seremos pioneiros com uma praça destinada para a prática  em uma unidade de ensino superior e público”, falou.

O torneio tem também o objetivo de celebrar a história da UNE ao completar seus 80 anos de luta pela educação gratuita e de qualidade e comemorar os 60 anos da UFPA.

”Será um momento importante de celebração e a expectativa é de receber mais de 300 estudantes interessados na mobilização para a criação da praça de skate na UFPA”, acrescentou Alexandre.

PROGRAMAÇÃO

Na sexta-feira, 18 de agosto, será realizada a abertura com pista livre para os skatistas, jogos de xadrez, uma roda de conversa com o tema: Apologia, Juventudes e Skate, e o torneio universitário de skate. Apresentações artísticas de malabares, sarau e batalha de rap encerrarão o primeiro dia de festival.

No sábado a programação é dedicada ao passeio de skate pelo Campus Universitário e o lançamento do manifesto dos skatistas da UFPA. Todas as atividades, de ambos os dias, ocorrem no Complexo Vadião, no campus Guamá, em Belém.

SERVIÇO

O que? 1º Torneio Universitário de Skate da UFPA
Quando? Dias 18 e 19 de Agosto de 2017 a partir das 9h
Onde? Complexo Vadião, no campus Básico da UFPA, no Guamá, Belém

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo