Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Convocatória – Os estudantes em defesa da educação, da democracia e do Brasil!

22/03/2017 às 16:47, por Renata Bars.

Documento apresentado durante o 65º Coneg apontou as lutas estudantis para o próximo período

Durante a plenária final do 65º Coneg da UNE, realizado de 17 a 19 de março em São Paulo, a mesa diretora da União Nacional dos Estudantes apresentou carta convocatória para as lutas do próximo período. Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, Jornada Feminista e a construção do próximo congresso na entidade estão entre as mobilizações. Confira o documento:

Convocatória

Os estudantes em defesa da educação, da democracia e do Brasil!

Do 15 M à greve geral

“Pois eu construo a festa
cantando e lutando por um mundo
liberto e igual,
pelo mundo que vai chegar
com a manhã mais bela que as
manhãs todas,
com a festa dos homens livres.
E eu luto pela festa do mundo.”
Honestino Guimarães

A luta contra a Reforma da Previdência é a principal batalha que os movimentos sociais enfrentam atualmente. O dia 15 de março foi uma demonstração de muita força do povo em parar o Brasil em defesa dos seus direitos históricos. Traduzir para os jovens estudantes – um dos mais atingidos pelos desdobramentos destes retrocessos – os reais impactos da reforma e organizar a resistência, ao lado dos trabalhadores, é tarefa central da União Nacional dos Estudantes.

É preciso desmentir as falácias que são divulgadas para justificar esse enorme retrocesso, querendo jogar nas costas dos trabalhadores toda responsabilidade. Se por um lado tentam vender a falsa informação de que existe um déficit na previdência e seguridade-social, através de equações e termos econômicos simplistas, por outro lado não se divulga o enorme calote e a lista de isenções de grandes empresas em relação às contribuições para o fundo previdenciário.

A Reforma da Previdência é parte de um programa de inversão do papel do Estado brasileiro, que passa a enxugar os investimentos em áreas sociais e retira direitos de trabalhadores e estudantes para beneficiar mais o pagamento de juros da dívida pública. Derrotar essa Reforma é, não só garantir aposentadoria para o povo e sobretudo para jovens que ainda buscam entrar no mercado de trabalho, mas também a possibilidade de enfraquecer essa ofensiva neoliberal.

Em 2017 a União Nacional dos Estudantes completa 80 anos e toda sua história é uma demonstração de dedicação ao nosso povo. Do “O petróleo é nosso” à luta da nossa geração, a bandeira azul com o mapa do Brasil tremula alto e viva nos quatro cantos do país.
Por isso conclamamos a todos os estudantes brasileiros para, em unidade, construirmos no dia 7 abril um dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência e em defesa da educação, reforçarmos as mobilizações dos trabalhadores rumo à uma greve geral e nos somarmos às mobilizações das organizações sindicais no 1 de maio, tornando-o como um dia histórico nas páginas da história brasileira.

Convocamos ainda uma Jornada Feminista Contra os Retrocessos no dia 18 de Maio, um dia Nacional de Mobilização das Mulheres Estudantes, impulsionando atividades feministas em todas as faculdades e universidades do Brasil.

Assim, mobilizados, construiremos o 55º Congresso da UNE, de 14 a 18 de junho de 2017, o maior espaço de mobilização dos estudantes da América Latina, onde os sonhos têm prioridade e com muita unidade barraremos os retrocessos e construiremos um horizonte com mais perspectivas, e oportunidades.

FORA TEMER, NENHUM DIREITO A MENOS!

65º CONEG da UNE, São Paulo, 19 de Março de 2017.

> Baixe aqui a Convocatória Os estudantes em defesa da educação, da democracia e do Brasil.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo