Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Contra os cortes na educação, estudantes ocupam prédio da UEZO

09/12/2015 às 12:19, por Renata Bars.

Atraso no pagamento dos funcionários e falta de professores motivaram protesto

Cerca de 40 estudantes ocuparam na manhã desta quarta-feira (10) o prédio da Universidade Estadual da Zona Oeste do Rio de Janeiro (Uezo). O protesto começou contra os cortes na educação no Estado, o atraso no pagamento dos funcionários e na posse de professores já aprovados em concurso.

A exigência de um campus próprio também motiva a manifestação dos estudantes. Criada há dez anos, a Uezo tem todas as aulas ministradas no prédio pertencente ao Centro Integrado de Educação Pública (Ciep).

Em sua página no Facebook, o Diretório Central dos Estudantes da Uezo afirma que a instituição só será desocupada mediante o cumprimento das reivindicações. ‘’Pedimos para que os professores e alunos respeitem a decisão da assembleia geral. A instituição permanecerá ocupada até ter suas demandas atendidas pelo governo do Estado.’’

Para o presidente da UEE-RJ, Leonardo Guimarães, historicamente a Uezo é negligenciada pelo governo do estado. ‘’Por isso estamos nos mobilizando e travando uma grande luta contra os cortes no orçamento da educação. As ocupações surgem para trazer uma esperança para fazer um debate não somente de como iremos terminar esse ano letivo, mas também em quais condições iniciaremos o próximo’’ explicou.

Crise em todo estado

Os cortes anunciados pelo governo do Rio de Janeiro acarretaram numa série de problemas nas universidades do Estado. Atualmente, 4 campi da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) estão ocupados pelos estudantes que exigem respostas concretas sobre os pagamentos de bolsas e salários atrasados.

O reitor da instituição, Ricardo Vieiralves, e seu sucessor, Ruy Garcia Marques, participam nesta quarta de uma audiência pública na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio para dar explicações sobre a atual situação.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo