Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Confira tudo o que rolou no 65º Coneg da UNE

23/03/2017 às 13:34, por Cristiane Tada.


Encontro promoveu debates sobre temas como a educação, reforma da previdência, cultura as consequências da PEC 55 no PNE

De 17 a 19 de março, mais de 500 lideranças estudantis puderam participar de debates, grupos de trabalho e discussões promovidos durante a 65ª edição do Coneg da UNE, na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo. Aconteceram diversas atividades sobre temas ligados à educação, juventude, assistência estudantil, além de discussões acerca do combate ao racismo, à lgbtfobia e empoderamento feminino. O 55º Congresso da entidade também foi convocado durante e plenária final do evento. Uma pauta que permeou todos os debates foi as consequências da reforma da previdência na vida de trabalhadores e estudantes. Confira:

REFORMAS

A principal mesa de debates do 65º Coneg da UNE, trouxe para o centro do encontro as reformas da Previdência e Trabalhista, temas que estão na ordem do dia do governo ilegítimo de Michel Temer.
Entrevistas com o ex-diretor de assistência estudantil da UNE e atual diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj), Esteban Crescente e o ex-presidente da OAB, Cézar Britto também trataram do tema.

Além deles, o diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clemente Lúcio, também falou à UNE sobre as reformas em trâmite.

EMENDA CONSTITUCIONAL 95/16

As consequências provocadas pela antiga PEC 55 , atual emenda constitucional 95/16 também foram avaliados em debate durante o 65º Coneg. A mesa ”O impacto da PEC 55 no cumprimento das metas do PNE” reuniu nomes como Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Gustavo Balduíno, secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O reitor da UFRJ também concedeu entrevista exclusiva ao site da UNE. Outra importante entrevista sobre o tema foi concedida pelo secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Gilmar Ferreira.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Os debate realizados durante o evento aglutinaram uma série de assuntos pertinentes à educação no Brasil. Assistência Estudantil, expansão universitária, cultura, a crise nas universidades estaduais e a situação do ensino privado reuniram centenas de estudantes e lotaram as salas da Faculdade Zumbi dos Palmares.

GRUPOS DE TRABALHO

Os grupos de trabalho abriram espaço para que os estudantes pudessem expor seus anseios acerca de temas como o combate ao racismo, lgbtfobia e empoderamento das mulheres.

PLENÁRIA FINAL

Todos os debates realizados durante o 65º Coneg serviram de base para construir os documentos aprovados durante a plenária final do evento. Pela primeira vez, a mesa diretora composta apenas por mulheres deu o tom das votações e aprovou documentos importantes como a carta convocatória dos estudantes em defesa da educação, da democracia e do Brasil, resoluções de educação e conjuntura, moções, e por fim, o chamamento para a construção do 55º Congresso da UNE, que acontecerá de 14 a 18 de junho.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo