Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Conferência Nacional Popular de Educação é lançada no Senado

06/12/2017 às 17:05, por Renata Bars.

O diretor de Universidades Públicas da UNE, Mário Magno, acompanhou a discussão junto com convidados e parlamentares
(Agencia Senado)

Evento reuniu representantes de movimentos sociais e sociedade civil numa reação à modificação do Fórum Nacional de Educação (FNE)

Aconteceu nesta nesta quarta-feira (6), no Senado Federal, em Brasília, o lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2018. O evento se deu em uma audiência pública conjunta das Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), a pedido das senadoras Fátima Bezerra (PT-RN) e Regina Souza (PT-PI).

A Conape é organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), criado em junho deste ano como uma das reações das entidades de educação à portaria 577 de 2017 do Ministério da Educação (MEC). Editada em 27 de abril pelo ministro Mendonça Filho, a portaria modifica a composição do Fórum Nacional de Educação (FNE), exclui representantes de diversas entidades do setor e transfere do FNE para a secretaria executiva do MEC a competência de realizar a Conferência Nacional de Educação (Conae) e de acompanhar o cumprimento de suas deliberações.

Presente na audiência de lançamento, o diretor de Universidades Públicas da UNE, Mário Magno, afirmou que neste momento de aprofundamento dos ataques à soberania nacional e retirada de direitos é preciso defender a educação.

”Se faz necessária muita unidade do movimento educacional e social para que possamos lutar contra o desmonte que o governo golpista está fazendo ao projeto educacional, construído e conquistado nos últimos anos com muita participação popular. A UNE acredita que seja fundamental construirmos a Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE 2018, lutar pela implementação do PNE e fortalecer a Campanha da UNE ‘Universidade não se vende, se defende””, disse.

A audiência pública também contou com a participação de Adércia Hostin, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Miriam Fábia Alves, segunda Secretária da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Guilherme Barbosa, Diretor de Políticas Educacionais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Assista na íntegra:

ETAPAS

As etapas estaduais serão realizadas até março de 2018 e a Conferência Nacional Popular de Educação está marcada para os dias 26 a 28 de abril de 2018. Para ficar por dentro. Você pode acessar o site www.fnpe.com.br

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo