Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/une/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 284
UNE - União Nacional dos Estudantes » Coneg conclama pesquisa e C&T voltadas para a diminuição das desigualdadesConeg conclama pesquisa e C&T voltadas para a diminuição das desigualdades Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Coneg conclama pesquisa e C&T voltadas para a diminuição das desigualdades

21/07/2018 às 17:12, por Cristiane Tada.

Debate trouxe representantes de movimentos de educação e sindicatos de professores
Foto: Daline Ribeiro / Cuca da UNE

Estudantes defendem campanha de 25% do Pré-Sal para a Ciência e Tecnologia

O maior encontro de DCEs do Brasil, que começou neste sábado (21/07) e vai até domingo (22) na Uninove em São Paulo, discutiu Pesquisa, Ciência, Tecnologia e suas perspectivas.

Os convidados foram unânimes em defender e sugerir que a plataforma eleitoral da UNE deve pedir a revogação da Emenda 95, investimento em C&T com foco na diminuição das desigualdades

Para a presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé, o elo fraco na Ciência são os pesquisadores e consequentemente tem sido os que mais sofrem nessa conjuntura de cortes e retrocessos “90% da produção científica se dá na pós e em grande medida pelos pós-graduandos. A bolsa não é um regalo é uma necessidade”, afirmou.

Ela lembrou das sérias crises que passam as agencias de fomento do Rio de Janeiro (Faperj) e a de Minas Gerais (Fapemig) que há dois meses não repassa as bolsas.

“32% dos doutorandos estão em condição de depressão. Qual é a manchete? A ciência adoece. Mas o que adoece é a falta de perspectiva. A mensagem que se passa é que a ciência não vale a pena”, afirmou.

Calé ressaltou que a ANPG esta iniciando uma campanha da destinação de 25% do Pré-Sal para a Ciência e Tecnologia. “Estamos conclamando a sociedade científica pra conseguirmos fazer essa luta e voltarmos a ter perspectiva”.

O coordenador da Campanha Nacional do Direito a Educação Daniel Cara, está licenciado devido as eleições – é candidato ao Senado- mas veio dar sua contribuição a discussão.

Ele lembrou que o orçamento de MEC está congelado desde 2014 e praticamente sacramentou 0,25% do PIB para a ciência. “Pra alcançar um patamar de desenvolvimento teríamos que investir cerca de 4% do pib. O resultado é que paramos de desenvolver em 2014 e temos muito a recuperar”.

O representante da Associação dos Docentes da UERGS, Luciano Andreatta, defendeu o imposto sobre grandes fortunas pra diminuir a desigualdade e acabar com certos privilégios.

O presidente da Adunicamp, Wagner Romão, concordou e foi além. “Não dá pro conhecimento produzido na universidade não ser direcionado para as nossas necessidades para o social”. Para ele é preciso mudar processo de tomada de decisão nas universidades. Romão sugeriu ainda que extensão articulada com pesquisa e ensino pode conseguir interiorizar o conhecimento.


Notice: Uninitialized string offset: 0 in /home/une/public_html/site/wp-includes/class-wp-query.php on line 3149
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo
Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/une/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 3743