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Coneg afirma que falta de investimento em educação afeta economia e soberania

21/07/2018 às 16:37, por Cristiane Tada.


Foto: Daline Ribeiro/ Cuca da UNE

Estudantes e entidades educacionais estão de olho no orçamento de 2019

Neste sábado (21/7) o debate do 66º Coneg que falou sobre a Autonomia e Financiamento das Universidades Públicas trouxe Emmanuel Tourinho (ANDIFES). O representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil esclareceu que as universidades tem sofrido restrições, desde orçamentárias, mas também de autonomia.

“Hoje estamos numa situação que não temos como manter as universidades funcionando, Começo já convocando o movimento estudantil a lutar pelo orçamento de 2019. De 2014 pra cá perdemos 20% do orçamento de custeio e 80% do investimento. A área mais grave é de permanência estudantil”, destacou.

Tourinho também alertou para a tentativa de desqualificar a universidade e a pesquisa brasileira a todo momento. “Nós cumprimos uma função fundamental para o desenvolvimento do país, não apenas fazemos um ensino de qualidade, mas também fazemos a pesquisa que alimenta todas as áreas que faz o país competitivo”.

O professor também enfatizou que não estão todos perdendo com o ajuste fiscal como se argumenta para justificar os cortes na educação. “Há setores que estão ganhando como o mercado financeiro. Esse ajuste atende a esses interesses, mesmo que o país fique sem educação, sem saúde e investimento sociais”.

O representante da maior universidade multi campi da América Latina, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Marcelo Lemos, contou que as dificuldades lá também são muitas. O contingenciamento na UNEB é na esfera federal e estadual também, que de acordo com ele tem sentido a crise e a falta de repasses da união.

“Temos mais de 30 mil estudantes e para ter essa gerencia precisamos de aporte financeiro que cada ano mais tem sido cortado”, afirma. E continua: “A UNEB precisa ser vista pela Bahia como um polo de desenvolvimento”.

Democracia

A ex-diretora da UNE Camila Souza, lembrou dos 100 anos da Reforma de Córdoba e questionou os pontos de avanço nestes 100 anos? “Ainda carece de debater a democracia nas universidades, se libertar de fato do mercado, que impõe um currículo, as pesquisas e definindo isso define a soberania nacional”.

Para a estudante as universidades tinham que dar exemplo de construção democrática que envolva até aqueles que não estão, como por meio de projetos de extensão. “A estrutura de funcionamento das universidades ainda é muito arcaica, as autorrepresentação de estudantes e técnicos dentro dos conselhos é muito grave”.

 


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