Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Com um ouro e dois bronzes, Brasil abre sua participação na Universíade 2017

21/08/2017 às 16:57, por Da Redação com informações e foto CBDU.


Dois pódios no judô e um na natação inauguraram o quadro de medalhas brasileiro

A participação brasileira no quadro de medalhas da Universíade de Verão 2017, competição mundial poliesportiva para atletas universitários, que acontece em Taipei, em Taiwan já foi inaugurada. Nesta segunda-feira (21) foram três pódios: ouro e bronze no judô e um bronze na natação.

O judoca Vinícius Panini (até 81kg) conquistou a primeira medalha do Brasil nesta edição. Panini ganhou bronze, depois de realizar seis lutas.

A atleta Bárbara Timo (até 70kg) lutou com a japonesa Saki Niizoe e venceu com um wazari conquistando o ouro.

“Treinei muito para conquistar uma medalha. Desde que ganhei a seletiva penso nisso toda noite, todo dia em todo treinamento. Mantive minha cabeça focada e cheguei aqui”, comemorou a atleta em entrevista ao portal da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

NATAÇÃO

O nadador Henrique Martins conquistou o bronze também nesta segunda-feira, nos 50m borboleta, com tempo de 23.54, atrás dos nadadores Andrii Govorov, da Ucrânia (22.90), e Andrey Zhilkin (23.40), da Rússia. O ucraniano Andrii Khloptsov terminou a prova com o mesmo tempo de Henrique, e dividiu a terceira colocação com o brasileiro.

Após a premiação, realizada no Taiwan Sport University Arena, o atleta olímpico falou sobre o pódio.

“É sempre legal pegar uma medalha, é sempre positivo, e é importante estar no pódio pelo Brasil”.

Amanhã o atleta já compete novamente, nos 50m costas. Além dos 50m costas, Henrique Martins ainda compete nos 100m borboleta e 4×100 medley, com etapas classificatórias nos dias 24 e 26, respectivamente.

A UNIVERSÍADE

Considerada  os Jogos Olímpicos universitários,  a Universíade é o segundo maior evento poliesportivo do mundo. O campeonato reúne a cada dois anos mais de 10 mil participantes, de 170 países, em mais de 20 modalidades. A competição é organizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), entidade responsável pelas competições universitárias oficiais ao redor do mundo. Além disso, a Universíade é sempre valorizada por ser uma competição que antecipa muitos dos medalhistas olímpicos. Segundo pesquisa da FISU, 48% dos medalhistas em Olimpíadas já conquistaram medalhas em universíades.

EDIÇÃO 2017

A Universíade  2017 acontece em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, com 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.

As competições acontecerão em mais de 70 praças esportivas e reunirão cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.

O Brasil tem representantes em 14 modalidades esportivas e uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo