Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Ciro Gomes e José Eduardo Cardozo participam do Diálogo que nos UNE

15/07/2016 às 12:30, por Cristiane Tada.

Do youtube para a universidade, o Diálogo que nos UNE debaterá “Saídas para a Crise” no 64º CONEG, que acontece neste fim de semana na UNIP, em São Paulo

Neste fim de semana, a série de vídeos do Youtube sai do universo virtual para adentrar a universidade. A UNE vai realizar, em seu 64º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), neste sábado (16), às 15h, o debate “Diálogo que nos UNE”. Nesta mesa, o ex-ministro de Fazenda e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), e o ex-advogado geral da União, José Eduardo Cardozo, discutirão sobre o tema “Saídas para a crise”.

Dono de opiniões contundentes, Ciro Gomes afirma que o impeachment sofrido pela presidenta Dilma foi um erro. “Mal sabem os nossos compatriotas o equívoco que estão cometendo. O remédio para um mal governo, o governo que a gente não gosta, não é a ruptura, a interrupção. Por tragédia do presidencialismo, o mandato do presidente é o fiador da institucionalidade democrática, do calendário, das regras. Se derrubar algum, aquele outro lado que foi derrubado, não deixará o outro governar”, diz Ciro em entrevista.

O ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, responsável pela defesa da presidenta afastada Dilma Rousseff, trará ao debate o seu olhar de dentro do governo sobre os principais desafios diante da atual crise política brasileira.

A União Nacional dos Estudantes lançou, em fevereiro de 2016, o “Diálogo que nos UNE”, série de vídeos no Youtube, que se propõe a expor ideias de artistas, pensadores, políticos e muitas outras pessoas que fazem um contraponto à onda conservadora que tem se espalhado pelo Brasil.

O objetivo da série é desenvolver conversas com esses atores sobre o Brasil, a América Latina, políticas públicas, ideias para as cidades, educação, saídas para a crise e temas que gravitem em torno do desenvolvimento do país e da emancipação e empoderamento do seu povo.

O músico Tico Santa Cruz, o Rapper Moysés e o professor Boaventura de Sousa Santos foram os primeiros a participar do Diálogos. Em seguida, o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e o músico Rico Dalasam expuseram suas ideias.

Diálogo que nos UNE no 64º CONEG

Quando? sábado (16), às 15h
Onde? UNIP Paraíso (Rua Vergueiro, 1211 – São Paulo – SP)
Quanto? Entrada livre

O QUE É O CONEG?

CONEG, o Conselho Nacional de Entidades Gerais, é um fórum deliberativo organizado anualmente pela UNE. O objetivo é reunir os representantes de Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), Uniões Estaduais dos Estudantes (UEEs), federações e executivas de cursos de todo o Brasil. Normalmente, o CONEG é realizado para convocar as atividades da UNE, como o Congresso e a Bienal de Cultura, ou aprovar uma pauta específica, por exemplo, a plataforma política que os estudantes apresentam a cada eleição, com reivindicações dos jovens. Qualquer estudante pode participar.

SOBRE A UNE

A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e representa cerca de sete milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal.

Os estudantes universitários se organizam em entidades representativas em suas instituições de ensino como DAs (diretórios acadêmicos), CAs (centros acadêmicos), DCEs (diretórios centrais), uniões estaduais de estudantes e executivas nacionais de cursos. A união destas organizações forma, há quase 80 anos, a UNE.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo