Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/une/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 284
UNE - União Nacional dos Estudantes » Circuito Inquietações vai mostrar a força da universidade pública pela culturaCircuito Inquietações vai mostrar a força da universidade pública pela cultura Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Circuito Inquietações vai mostrar a força da universidade pública pela cultura

21/03/2018 às 17:42, por Cristiane Tada.


Festivais Universitários vão acontecer junto com a UNE Volante em todas as regiões do país

A UNE Volante desembarca no dia 20 de Abril na Universidade Federal do Pará (UFPA) e junto com ela estreia o Circuito de Festivais Universitários Inquietações.

Organizado pelo Cuca em parceria com as entidades estudantis locais o Inquietações quer retomar a força que foram os festivais universitários do passado que projetaram vários artistas de renome nacional no passado como Nara Leão, Caetano e Gil, Ferreira Gullar, Eduardo Coutinho entre tantos outros.

“Queremos conhecer os artistas universitários e dar visibilidade a eles através dos festivais. Vamos fazer uma chamada para que quem tem algum projeto artístico na universidade possa se apresentar nas mais diferentes linguagens ”, explicou a coordenadora do Cuca da UNE, Camila Ribeiro.

A ideia é assim como na Bienal da UNE apresentar mostras de literatura, artes visuais, audiovisual, música e artes cênicas de estudantes assim como de convidados regionais.

“Vamos ter um circuito universitário de slam dentro de literatura e em artes visuais vamos rodar com a exposição Memórias da Democracia, fotos do artista Milton Guram da reconstrução da UNE pós-ditadura e fotos do período atual do Cuca da UNE”, ressaltou.

Os estudantes também querem eleger um homenageado que foi do Centro Popular de Cultura da UNE em cada universidade que passarem. O CPC criado em 1961 foi um organismo vivo de defensores do caráter coletivo na arte que movimentava a cultura no país e reunia intelectuais e artistas, engajados na luta contra o regime autoritário da época.

Universidade aberta para o povo

Além as apresentações o Inquietações também quer dar vida e reivindicar os espaços de cultura das universidades.

“Muitas universidades estão tendo seus equipamentos culturais fechados. No último período tem faltado espaço para que os estudantes se apresentem em festivais independentes. Grandes artistas nacionais engajados atuais como o Liniker e As bahias e a cozinha mineira só para citar alguns, começaram em espaços organizados através da universidade”, destacou Camila.

A UNE quer regulamentar o uso destes espaços: canchas acústicas, teatros, quadras esportivas, espaços de convivência, espaço para exposições, e apresentar um projeto comum que possa ser apropriado pelas entidades estudantis locais – CAs, DAs e DCEs, e representantes discentes – e apresentado nos conselhos universitários como proposta que inclua usufruto dos estudantes e também da comunidade.

Como construir um festival e Cobertura colaborativa

O site do Cuca da UNE reúne dicas para construir o festival na sua universidade e como participar dos que vão passar pelas 5 regiões do país.

Também será possível participar da cobertura colaborativa do Inquietações. Fique ligado na página do CUCA DA UNE.

 


Notice: Uninitialized string offset: 0 in /home/une/public_html/site/wp-includes/class-wp-query.php on line 3149
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo
Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/une/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 3743