Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Caravanas de estudantes apresentam reivindicações na UNE Volante, em Belém

21/04/2018 às 15:33, por Alexandre de Melo.

Militância junto de Jessy Dayane, vice-presidenta da UNE, na Universidade Federal do Pará

Vindos do interior, estudantes mostram disposição para participar da mobilização nacional organizada pela UNE na UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu estudantes de vários campus para participar das atividades da UNE Volante nesta sexta (20). As caravanas vindas de diferentes partes do Estado e do interior chegaram com disposição para a troca de informações, reivindicações específicas do seu cotidiano e a tradicional festa improvisada com as baterias de cada região unindo esforços no batuque.

 

Crédito: Davi Dutra

Estudantes como Beatriz Sá reafirmam sua identidade na UNE Volante para participar do debate nacional

Conversamos com alguns estudantes que contaram como pretendem participar da UNE Volante.

Beatriz Sá é militante do Centro Acadêmico da Educação do Campo, Campus Baixo Tocantis. A estudante falou sobre as pautas específicas que alunos do interior reivindicam. Temos uma trajetória de aglutinar ribeirinhos, quilombolas e alunos de cidades vizinhas que estudaram em escolas precárias, mas mesmo assim eles romperam essa barreira e entraram na universidade. No entanto,uma pessoa que deixou a família no interior precisa ter uma maior assistência para permanecer na universidade. Os campus do interior muitas vezes são precários e ficam distante da política macro das metrópoles. A nossa participação nesses encontros nacionais é importante porque precisamos ter consciência do nosso papel como estudantes, cidadãos e militantes”, afirma.

Crédito: Bárbara Malheiros

Débora Pereira participa do debate Mulheres na Universidade, na Política e na Cultura

Débora Pereira é coordenadora do Centro Acadêmico de Nutrição da UFPA e participou de mesa de debate sobre a importância da mulher na Universidade, na Cultura e na Política. Ela chama atenção sobre a urgência da pauta de segurança. “Na UFPA, a principal bandeira é melhorar a segurança no Campus. O nosso circulante chegou a ser assaltado, não temos iluminação e acabaram as festas aqui no “Vadião” simplesmente por falta de condições de segurança. Nesta terça-feira faremos um ato com velas, 17h30, em uma caminhada até a reitoria para entregar um documento de reivindicações”.

Crédito: Davi Dutra

Brenda conversa com a reportagem em um alojamento improvisado

Brenda Assis estuda no campus do interior, em Bragança. Ela é moradora da região desde pequena e diz que encontros como a UNE Volante têm uma amplitude enorme e entende que a participação das caravanas de estudantes é uma grande oportunidade. “A gente veio ter  essa experiência e essa troca na UNE Volante, sabe? Nós apoiamos a bandeira do ensino gratuito para que todos tenham acesso, independente de sua origem ou renda. A gente sabe que a universidade está permitindo mais acesso, mas ainda falta muito para que pessoas do interior, periféricos, negros, índios e tantos outros cheguem em maior quantidade a esse ensino gratuito que tanto valorizamos, né? Ah, lá em Bragança nós queremos mais infra-estrutura. Ainda não temos restaurante universitário para se ter uma ideia”, conta.

Layla é estudante de Ciências Biológia da UFPA e representa os estudantes de Castanhal que participam pela primeira vez de um encontro nacional na universidade. “Nosso RU está em obras faz 6 anos. A gente quer falar sobre isso para outros militantes, outros estudantes. Queremos ouvir o que eles também  têm para nos contar. Pela primeira vez conseguimos compor uma bancada de estudantes de Castanhal para um evento de grande proporção como a UNE Volante”, relata.

A UNE Volante segue rumo à Fortaleza (CE ) para debater o “Papel estratégico da universidade na manutenção e ampliação do SUS” e quer saber: qual é a pauta reivindicatória no seu campus?

 

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo