Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Caravana unificada já tem 300 ônibus de estudantes na estrada

28/11/2016 às 17:43, por Redação.

Brasília será a capital da luta das ocupações neste dia 29 com mais de 13 mil estudantes contra a PEC 55

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Paraná, Pará, Amapá, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo já estão todos na estrada rumo a capital federal para participar da caravana unificada de estudantes de ocupações de todo o Brasil e entidades do movimento educacional. A UNE promete uma grande mobilização no Ocupe Brasília contra a a PEC 55 e a MP da “deforma” do ensino Médio com mais de 13 mil estudantes presentes na Esplanada dos Ministérios na terça -feira (29) dia da votação da mudança na Constituição que vai desvincular recursos para Saúde e Educação, bem como congelar os investimentos nessas áreas nos próximos 20 anos.

Doze ônibus com estudantes de várias ocupações saíram as 19h de ontem (27) do Pará. Serão 36 horas de viagem até a capital federal. De acordo com o diretor da UNE no Estado, o estudante de economia da UFPA, Hebert Brito, apesar do sacrifício de horas na estrada, miojos e do cansaço, eles estão empenhados.

caravana_Para

“Tivemos uma demanda muito grande por vagas e infelizmente muita gente não conseguiu ir e teve que ficar no Pará mesmo para lutar pelos nossos sonhos. Por isso quem está aqui está muito animado e confiante para fazer muita luta contra o Temer” , destacou.

A caravana de Porto Alegre saiu em 5 ônibus ontem à noite logo após um temporal na cidade. “Entramos no ônibus todos molhados, foi tenso, muita chuva”, contou pelo whatsapp com o estudante de história da UFRGS e diretor da UEE-Livre Airton Silva enquanto eles estavam numa parada para o almoço na estrada já em São Paulo fazendo uma vaquinha para um almoço coletivo.

“Nós construímos as ocupações para sair da normalidade e mostrar que somos contra a 55 e a MP do Ensino Médio. Ocupar Brasília amanhã é mais um passo nessa luta, mostrar para o Senado e para o governo que está tendo resistência e vamos barrar essas medidas”.

Da UFFRJ saíram 3 ônibus ontem e mais 6 hoje. “Conseguimos juntar os três campis da Rural, de Nova Iguaçú, Três Rios e Seropédica todos juntos e bem animados”, ressaltou o estudante do CA de Filosofia, Angelo Peter.

caravana_UFRRJ

Do Rio de Janeiro a expectativa é de que 32 ônibus de estudantes componham a caravana.

De Minas Gerais serão 40 ônibus, 36 do interior e 4 de Belo Horizonte. Os estudantes mineiros devem sair esta noite para chegar no Distrito Federal amanhã cedo. “As principais universidades ocupadas estão na caravana. A adesão foi muito espontânea e as ocupações se articularam em um trabalho de equipe para conseguir transporte e mobilizar os estudantes”, afirmou a Luana Ramalho, presidenta da UEE-MG. Um dos ônibus é da PUC-Minas a primeira universidade privada no país.

Já de Pernambuco serão 7 ônibus. Ontem saiu de Recife a caravana da Universidade de Pernambuco com estudantes do campus de Santo Amaro, Mata Sul, Mata Norte e Petrolina. “ Estamos na metade da Bahia já e está tranquila a viagem. O maior perrengue é para dar tempo de todo mundo tomar banho e comer nas paradas” , destacou a presidenta do DCE, Ranielly Vital.

Pernambuco_caravana

O Ocupe Brasília contra a PEC 55 vai reunir estudantes, professores e entidades do movimento educacional AMANHÃ na Esplanada dos Ministérios, para barrar a PEC 55! #ContraPEC55 #ForaTemer

Para viabilizar transporte e estrutura para os estudantes de todo o Brasil a UNE tem arrecadado recursos por meio de doações. Ajude as caravanas dos estudantes em Brasília. Deposite qualquer valor na conta da UNE:

Banco do Brasil
Agência: 7067-X
Conta Corrente: 6635-4
União Nacional dos Estudantes
CNPJ: 29.258.597/0001-50

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo