Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Campanha Nacional pelo Enfrentamento aos Homicídios da Juventude Negra 

20/01/2016 às 18:26, por da Redação .

Diretoria de Combate ao Racismo da UNE lançou a campanha #PoderiaSerEu no Fórum Social Mundial 

O Brasil ocupa a 11ª posição no ranking internacional da violência e tem os índices de homicídios provenientes de armas de fogo equiparados ou superiores a países em estado de guerra. Os números são assustadores e evidenciam que foram vitimadas 42.146 pessoas apenas no ano de 2012, segundo a nova edição do levantamento “Mapa da violência 2015: mortes matadas por armas de fogo”.

Perfil dos homicídios: quem são os mortos da democracia?

É explícito que existe uma alarmante seletividade racial e geracional dos homicídios no Brasil, isso pode ser diagnosticado através de dados estatísticos: Em 2012 morreram 10.632 brancos e 28.946 negros vítimas por armas de fogo, o que representa que as vidas negras valem 142% menos que as vidas brancas aos olhos do braço armado do Estado. Não tem como se deparar com esses números e não vir à tona uma problemática presente no nosso sistema público de segurança que determina quem é ou não criminoso (a) a partir da cor da pele: O nome disso  é racismo e tem apagado muitas pretas vidas.

A guerra às drogas está matando o povo negro!

Acreditamos que a “guerra às drogas” promovida pelas polícias é um dos principais argumentos legitimadores desses homicídios.  Ela na realidade é uma guerra contra pessoas negras e pobres, pois no confronto entre a polícia e o tráfico quem morre é a juventude negra das periferias, e não substâncias (tornadas) ilegais. Defendemos uma nova uma nova política sobre drogas! Por isso, é tarefa da juventude negra disputar a Sessão especial da assembleia geral da ONU – UNGASS 2016 que visa avaliar a politica de drogas do mundo.

O que é a campanha?

A campanha #PoderiaSerEu surge com o intuito de não permitir o esquecimento daqueles (as) que tiveram suas vidas furtadas, garantindo o direito à memória das dores que foram silenciadas. Para além disso, promover uma grande mobilização social em torno de um novo modelo de Segurança Pública através de projetos que visem a efetiva diminuição dos homicídios no Brasil, a exemplo do  que PL 2438 institui o Plano Nacional de Enfrentamento aos Homicídios de Jovens.

Essa é uma campanha que será repercutida nas ruas e no mundo virtual denunciando a vida de jovens negros exterminados dia após dia em nosso país. No Brasil, não é difícil que você ou alguém muito próximo já tenha tido um primo, amigo, colega, familiar (…) vítima da brutalidade da instituição policial. E de vida em vida o que nos faz estar aqui? Você já se perguntou #PoderiaSerEu?

LANÇAMENTO NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Nesse sentido, hoje (20/01) a Diretoria de Combate ao Racismo da União Nacional dos Estudantes (UNE) lançou a Campanha Nacional pelo Enfrentamento aos Homicídios da Juventude Negra #PoderiaSerEu durante o debate “Plano Nacional pela Redução dos Homicídios: a luta pela sobrevivência da Juventude Negra” no Fórum Social Mundial em Porto Alegre (RS).

A campanha será organizada em 3 momentos:

1) Campanha virtual: a partir de hoje (20/01) até o dia 26 faremos campanha nas redes sociais denunciando a brutalidade policial através do #PoderiaSerEu, gravando vídeos, postando fotos com a hastag, compartilhando banners e mudando as capas do facebook com o anexo que segue abaixo. Acompanhem a página da UNE e Diretoria de Combate ao Racismo da UNE.

2) Nas ruas: a partir de fevereiro faremos grandes intervenções nos estados, panfletando nas ruas, universidades, praças, fazendo lambes, oficinas, rodas de conversa, etc., com o objetivo de denunciar o extermínio da juventude negra e popularizar o PL 2438/15 que institui o Plano Nacional de Enfrentamento aos Homicídios de Jovens;

3) Institucional: a partir de março faremos intervenções no Congresso Nacional pela aprovação do PL 2438/15.

Você não pode ser cúmplice do que está acontecendo no Brasil!

SOME-SE À LUTA CONTRA O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA.

Diretoria de Combate ao Racismo da União Nacional dos Estudantes

 

Baixe a capa para Facebook: http://bit.ly/1NkKlAl

Baixe o postal: http://bit.ly/1NkKlAl

 

capa face campanha racismo

 

face campanha racismo

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo