Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Blocos estudantis ocupam as ruas do Brasil com festa e resistência

31/01/2018 às 16:39, por Renata Bars.


Em Pernambuco, Salvador, Amazonas e São Paulo estudantes vão unir militância e carnaval

O carnaval é tempo de festa e também de resistência. Por isso, diversos blocos estudantis vão ocupar os espaços públicos, ruas e avenidas com alegria, irreverência e pautas importantes para a construção de um Brasil melhor para todos e todas.

Em Pernambuco, terra famosa pelo seu carnaval de rua, o bloco “Seu Cuca é Nóis” há 14 anos faz da festa um ato político, popular e comprometido com a luta estudantil e dos trabalhadores. Questões como aumento de tarifa e a luta contra o machismo já foram levantadas pelo bloco.

O tradicional desfile vai sair novamente em 2018 e tomará as ladeiras de Olinda na segunda-feira (12). A concentração será a partir das 14h, em frente à Biblioteca Pública da cidade.

Em Salvador, outra capital famosa pelo carnaval, este ano acontece a 4° edição do “Bolinho do Estudante”. O desfile será no sábado (10), a partir das 14h, no Circuito Barra Ondina.

“O Bolinho de Estudante é um movimento das entidades estudantis baianas que pretende estar presente nas principais manifestações populares do estado. A ideia é levantar a bandeira do respeito, do amor, do carnaval sem machismo, sem lgbtfobia, sem racismo. Vivemos momentos de muitos ataques à nossa democracia e a juventude precisa estar presente e pautar as mudanças que queremos para nosso país”, falou o presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Natan Ferreira.

Este ano, o desfile do Bolinho será à fantasia. Durante o percurso um trio elétrico vai garantir a animação dos estudantes.

No Amazonas, a primeira edição do Bloco dos Estudantes vai acontecer no sábado (17) a partir das 14h na Rua Simon Bolivar, no centro de Manaus, em frente à Praça da Saudade.

Com o tema ”Lá vem 2 na moto”, o objetivo é pedir mais segurança pública  e denunciar a insegurança que constantemente assola o estado.

”Existem várias formas de denunciar os descasos que acontecem no nosso estado e uma delas é a cultura, através da música, da arte… Por isso, os estudantes amazonenses vão colocar o bloco na rua para denunciar não só a falta de segurança, mas também a falta de investimento na educação e na cultura”, explicou o diretor de comunicação da UEE-AM, Ernan Passos.

Em São Paulo, o bloco dos secundaristas “Caras Pintadas”, da União Municipal de Estudantes (UMES), sai pelas ruas na terça-feira (6), às 18h, de frente da sua sede (Rua Rui Barbosa, 323) e marcha pelas ruas adentro do bairro do Bixiga sob o comando dos Foliões da Pauliceia. Este ano, a proposta de tema para o bloco é a reforma da previdência.

SERVIÇO

São Paulo

Bloco UMES Caras Pintadas

Quando? Terça-feira (6) a partir das 18h.
Onde? Rua Rui Barbosa, 323, no bairro do Bixiga em São Paulo (SP).

Salvador

Bolinho do Estudante

Quando? Sábado (10) a partir das 14h.
Onde? Circuito Barra Ondina em Salvador (BA).

Olinda

Bloco Seu Cuca é Nóis 

Quando? Segunda-feira (12) a partir das 14h.
Onde? Em frente a Biblioteca Municipal em Olinda (PE).

Manaus

Bloco dos Estudantes

Quando? Sábado (17) a partir das 14h
Onde? Rua Simon Bolivar, Centro, em frente à Praça da Saudade.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo