Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Associação de docentes da UFABC publica nota pela democracia

22/03/2016 às 13:04, por Redação.

Mais de cem professores da Universidade Federal do ABC assinam o manifesto em defesa da democracia lançado pela Associação de Docentes da instituição (Adufabc). O documento pede respeito pela legalidade, alerta para a seletividade no combate à corrupção e denuncia a violência das forças policiais contra o movimento sindical.

Confira abaixo o texto na íntegra:

Associação dos Docentes da UFABC defende a democracia e a república

Diante do agravamento da crise institucional e política pela qual o Brasil passa, a Adufabc decidiu reforçar – ao lado de todas as associações de classe e instituições que se unem hoje em defesa da Democracia – a posição de que qualquer encaminhamento para a crise em curso deve se dar estritamente dentro da legalidade e das normas institucionais democráticas estabelecidas desde 1988.

Repudiamos a quebra das regras institucionais democráticas e dos princípios constitucionais, assim como nos preocupamos com o agravamento da intolerância política e dos confrontos sociais, que ameaçam os avanços republicanos, os direitos civis, políticos e sociais duramente conquistados ao longo de nossa história.

Vemos, ainda, a condução de uma parte do poder judiciário marcado pela seletividade, com apoio da grande mídia, colocando em xeque princípios jurídicos do devido processo legal, da presunção de inocência, do contraditório e da ampla defesa.

A construção de um discurso de “combate à corrupção” não pode estar ancorada na seletividade e nem se tornar partidária. Tal discurso vem inflamando uma parte da população a apoiar o pleito de impeachment, que carece de fundamentação jurídica e de amparo em provas cabais.

A corrupção deve ser duramente combatida, mas dentro das regras institucionais, e essa luta não pode – em hipótese nenhuma – atentar contra o estado democrático de direito.

Recentemente, assistimos à invasão do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em Diadema por contingentes da Polícia Militar de São Paulo, fortemente armados, no dia 11 passado, cerceando a legítima liberdade de expressão de mais de três mil pessoas que realizavam um ato político no local.

Mais ainda, lamentavelmente, no último dia 16 à noite, houve insultos, provocações e outros atos agressivos frente a docentes e discentes na saída do campus de São Bernardo de Campo.

Não devemos nos furtar a tomar posições e ações num ambiente político que infelizmente nos faz relembrar o contexto pré-1964.

Assim, a Diretoria da Adufabc se une às crescentes vozes que exigem o respeito às normas democráticas e jurídicas e se posicionam claramente contra qualquer tentativa de golpe às instituições republicanas.

Conclamamos nossos associados a participarem do ato em defesa da democracia, amanhã, dia 18, a manterem sua mobilização e a encaminharem propostas concretas de atuação coletiva, a serem implementadas na medida dos recursos que estiverem ao alcance da Adufabc.

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo