Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Assistência estudantil e regulamentação do tecnólogo serão foco do DCE FATEC

04/09/2017 às 13:19, por Cristiane Tada.


Nova gestão do maior DCE do Brasil, que representa 75 mil estudantes de 66 unidades, aconteceu neste sábado (02)

Neste último sábado (02) aconteceu a posse do DCE da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) no auditório do SINTEPS da unidade Bom Retiro, no centro da cidade.

A chapa “Gigante pela própria natureza” foi eleita por 6120 votos em Maio deste ano em um processo eleitoral que envolveu mais de 50 unidades no Estado. O DCE FATEC é considerado o maior diretório do Brasil, ao representar 75 mil estudantes de 66 unidades em todo o estado de São Paulo.

Gestão 2017/2019 DCE da FATEC

A estudante de logística da FATEC Zona Leste Bia Aragão foi eleita presidenta do DCE e destacou a democracia no processo de eleição com diversas urnas abertas nas unidades e diálogo com os estudantes.

Para ela vivemos um período muito sombrio do nosso país com uma agenda de retrocessos e retirada de direitos. “O DCE vem trazer uma bandeira de esperança para que a juventude não desista do seu país diante a falta de perspectivas. A gente acredita que a saída para o nosso país só se dará a partir da Ciência, Tecnologia e inovação, que é podendo se apoderar das riquezas do nosso país e utilizando para criar uma nova sociedade que respeite o meio-ambiente, mas que traga inovação e faça com que o lucro que nosso país produz seja investido na sociedade, para criar um país mais justo, soberano e onde todos possam ter oportunidades independente das suas diferenças”.

Bia destaca que é pensando principalmente no desenvolvimento nacional que uma das principais lutas do DCE da FATEC é pela regulamentação profissional tecnólogo e pelas políticas de assistência estudantil. “A FATEC ainda é a única faculdade pública do país que ainda hoje não tem uma política de assistência mesmo tendo 77% dos estudantes provenientes de escolas públicas e apresentando uma das maiores taxas de evasão. Cremos que isso acontece por uma política que prefere não se mostrar a favor do pov. Estamos lutando por essas bandeiras para poder criar uma FATEC forte, para poder criar iniciação científica e do povo para o povo criar saídas”

A diretora de Comunicação da UNE, Nágila Maria, participou da posse. Para ela é muito importante esse momento do DCE da maior universidade do Estado de São Paulo.

O Movimento Estudantil precisa estar organizado e forte no próximo período para barrar os retrocessos, pautar qual o modelo de Universidade que queremos construir e dar respostas ao atual momento político que vivemos na defesa da FATEC e da universidade pública no país”.

Assista como foi:

Publicado por DCE FATEC en sábado, 2 de septiembre de 2017

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo