Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Artes visuais na 10ª Bienal. Inscreva seu trabalho!

16/12/2016 às 17:10, por Renata Bars.

Grafiti, colagens, charges, fotografias e muito mais serão selecionados para compor uma das mostras do maior festival estudantil da América Latina

As artes visuais e todas as suas possibilidades – grafite, fotografia, pintura, colagem e tantas outras – marcarão presença mais uma vez no maior festival estudantil da América Latina. A Bienal da UNE, que acontece de 29 de janeiro a 1 de fevereiro no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, está selecionando 60 trabalhos que irão compor a mostra dessa 10ª edição com o que há de melhor na produção das artes visuais nas universidades brasileiras. Inscreva-se aqui.

Para o coordenador de artes visuais da Bienal e integrante do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca da UNE), o estudante de Relações Públicas Bruno Bou, cada mostra universitária apresentada no festival surpreende pelo ineditismo. ‘’Cada edição da Bienal é sempre diferente da anterior, o que torna o festival ainda mais especial. A mostra selecionada universitária é sempre inédita, porque são 60 trabalhos selecionados de todo Brasil. Nunca são as mesmas obras, mas a criatividade do povo brasileiro e a diversidade da nossa cultura estão sempre presentes’’, falou.

Bou tem experiência em Bienais. Na última edição, realizada em janeiro de 2013 no Rio de Janeiro, ele também coordenou a mostra de Artes Visuais sob o tema ”Vozes do Brasil: traduzindo a brasilidade”. A curadoria desta edição trabalhará com o tema ‘’Provocações’’. Bou explica a escolha:

‘’Atualmente o maniqueísmo está em alta. Quem está de um lado se sente provocado e encara o outro como provocador e vice-versa. Pretendo passar essa sensação na curadoria e montagem da exposição’’, disse.

Segundo o coordenador, a regionalidade, viabilidade técnica e afinidade com o tema são critérios importantes que serão levados em conta na escolha dos trabalhos.”A UNE é uma entidade nacional e é fundamental que todas as regiões estejam na mostra – mas a cultura brasileira é tão latente que raramente precisamos recorrer a esse critério. A “viabilidade técnica” entra no quesito de respeitar nosso recurso nas Artes Visuais que é limitado, pois existem muitas outras atividades a serem desenvolvidas na Bienal. A proposição do artista deve ir ao encontro da nossa capacidade de produzir. “Afinidade com o tema” versa sobre a proposta do(a) artista estar em consonância com o que estamos pensando para o festival e é claro a diversidade de técnicas estará presente. Não podemos selecionar só óleo sobre tela, ou fotografia. Esperem muita coisa boa de charge a instalação, porque nós acreditamos na potencialidade dos jovens”, afirmou.

A inscrição de trabalhos é gratuita. Mas se você quiser garantir o desconto do primeiro lote (R$100 até 20 de dezembro), você poderá fazer a sua inscrição individual e, caso o seu trabalho seja selecionado, o pagamento da taxa será devidamente estornado.

Caso o seu trabalho não seja selecionado, não haverá devolução da taxa de inscrição. Você, no entanto, estará com a inscrição confirmada e terá direito a alojamento e acesso a todas as atividades da bienal. Cotistas e prounistas tem 30% de desconto na inscrição online até o dia 25 de janeiro.

A divulgação dos selecionados será realizada a partir do dia 13 de janeiro, no site da UNE e também no hotsite da Bienal.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo