Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Apesar de ameaças, alunos da Unifor não desistem de Restaurante Universitário

06/11/2015 às 12:24, por Cristiane Tada.

Após estudantes serem hostilizados por seguranças eles decidiram estender Semana Pelo Restaurante Universitário

Estudantes da da Universidade de Fortaleza (Unifor), resolveram estender as ações da Semana Pelo Restaurante Universitário na próxima semana. Na segunda-feira (9) será servido um sopão a partir das 18:30h e na terça-feira (10) o cardápio é creme de galinha às 12:30h. A decisão tem como base a falta de comunicação com os reitores da instituição e a retaliação que alguns alunos vêm sofrendo por parte da segurança da universidade.

Na última terça (3) após a intervenção do DCE no Centro de Convivência da Unifor, o responsável pela segurança intimidou alguns estudantes, que acusaram ilegalidade na venda de alimentos como estava sendo feita.

Os estudantes venderam no Centro de Convivência da instituição mais de 200 pratinhos de feijoada ao valor simbólico de R$2 reais, em uma simulação de como seria se tivesse o RU.

Além disso, alguns estabelecimentos comerciais se dispuseram a fazer um relatório com o prejuízo causado pelo comércio de comida realizado pelos participantes do diretório. O Diretório, divulgou nota de repúdio às atitudes da segurança do campus e afirmou sua responsabilidade sobre todos os eventos realizados em prol do RU, não podendo que esta seja transferida ou individualizada para um aluno da universidade.

“Nós não podemos deixar que nossos alunos sofram represálias”, apontou a estudante de Audiovisual e do DCE, Isabel Vale.

A nota esclareceu ainda que: “A venda, que foi feita pelo valor de 2 reais por porção, tinha o objetivo único de ajudar a cobrir os custos da feijoada. Como é praxe nesse tipo de evento, avisamos a segurança da Universidade de nossas intenções, mas ainda assim, funcionários desse setor, em especial o seu chefe, trataram nosso movimento com uma truculência completamente desproporcional”.

Após as reclamações da segurança sobre a venda dos alimentos, os atos passaram a distribuir comida, no lugar de comercializá-la, embora as intervenções fossem realizadas em caráter político e o valor da refeição ser simbólico.

A Semana Pelo Restaurante Universitário defende a construção de um local como este nos terrenos da Universidade de Fortaleza. Para os membros do DCE, esse ambiente diminuiria os custos que os estudantes têm com alimentação, além de oferecer comida com mais qualidade.

Os organizadores dos atos, DCE, Centros Acadêmicos e coletivos esperam conversar com a reitora Fátima Veras e com os vice-reitores de graduação e administração na próxima semana.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo