Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

ANPG contra a cobrança na pós-graduação

22/10/2015 às 16:25, por Da Redação.

Entidades estudantis se posicionam contra a PEC que propõe  mensalidade na pós-graduação em universidades públicas

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (21), em primeiro turno, por 318 votos a favor, 129 contra e 4 abstenções o texto-base da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/14, que permite às universidades cobrarem por cursos de pós-graduação lato sensu (especialização), de extensão e de mestrado profissional.

A proposta altera ao Artigo 206 da Constituição que determina a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. O texto aprovado foi um substitutivo do deputado Cléber Verde (PRB-MA), que relatou a matéria.

A presidenta da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) Tamara Naiz, posicionou-se contra a aprovação da PEC, ressaltando a importância da gratuidade da educação pública e se posicionou em defesa qualidade dos cursos oferecidos e da necessidade de regulamentação do cursos de pós-graduação lato sensu. ”Nós defendemos a educação pública de qualidade em todos os níveis”, disse.

Atualmente, embora diversas universidades ofereçam, através de suas fundações, cursos de pós-graduação e extensão pagos, há recursos no Supremo Tribunal Federal (STF) tentando barrá-los.

Para a diretora de universidades públicas da UNE, Graziele Monteiro, a matriz pública e gratuita deve ser mantida mesmo nos cursos de latu senso. ‘’A universidade pública deve ser acessível a todos e todas, não podemos iniciar uma privatização’’, argumentou.

Os destaques apresentados à matéria  serão analisados na próxima semana.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo