Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

A UERGS é nossa: defendê-la é uma luta que nos UNE!

30/09/2015 às 13:55, por Cristiane Tada.

Assembleia estudantil histórica elege membros para o CONSUN e fundam DCE na universidade

Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul realizaram no último dia 25 de setembro, em Frederico Westphalen, uma histórica assembleia estudantil que elegeu membros para o representação discente no Conselho Superior da Universidade, e comissão provisória para fundação do Diretório Central de Estudantes. Boa luta aos estudantes gaúchos! Leia a nota na íntegra:

A UERGS é nossa: defendê-la é uma luta que nos UNE!

Na ultima sexta-feira, dia 25 de setembro, em Frederico Westphalen, ocorreu a maior assembleia estudantil da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, com a participação de mais de 300 estudantes de 22 das 24 unidades. Tendo sido um marco na história do movimento estudantil da universidade, a assembleia discutiu e encaminhou a eleição para representação discente no Conselho Superior da Universidade, a fundação do DCE e a posição das e dos estudantes sobre a proposta de tornar a UERGS uma universidade filantrópica.

Há cerca de um ano, as e os estudantes da UERGS têm buscado fortalecer sua organização, tendo feito campanhas de consolidação e fundação de centros e diretórios acadêmicos nas unidades, a fim de consolidar o movimento estudantil de baixo pra cima, entendendo que é preciso que todas as unidades tenham um movimento forte e enraizado. Durante a campanha para o 54° Congresso da UNE, estudantes do GT Permanência e Assistência Estudantil da unidade POA e a ex-diretora de Extensão da UNE, Juliana de Souza, fizeram caravanas a unidades onde o movimento ainda encontrava dificuldade para se organizar e dialogaram com membros de diretórios acadêmicos já fortalecidos para que participassem do Congresso. O resultado foi a maior participação da historia da UERGS em um Congresso da UNE. A seguir, a universidade também marcou presença no 3° Congresso da UEE Livre. A cada passo, o movimento estudantil da UERGS se fortaleceu mais, culminando num processo de mobilização e organização para realizar a assembleia da ultima sexta-feira, durante o SIEPEX.

Essas mobilizações tinham como objetivo enfrentar as fortes tentativas de desmonte e sucateamento da universidade por parte do governo Sartori (PMDB-RS), atrasos no pagamento das bolsas e dificuldade de acesso a informações sobre posições da reitoria diante desse cenário. Mais recentemente, entrou na agenda a discussão sobre a proposta da UERGS de tornar uma universidade filantrópica, o que ataca o caráter público da universidade.

Diante de tantas lutas a serem fortalecidas e construídas, as e os estudantes da UERGS realizaram as eleições para representação discente do CONSUN; aclamaram a comissão provisória do DCE e deram início ao processo de fundação do mesmo; e decidiram dizer SIM À AUTONOMIA E NÃO À FILANTROPIA.

Elegeram-se para o CONSUN o estudante de gestão ambiental, Ederson Gustavo, da unidade de Tapes, ex-presidente e atual vice-presidente do Diretorio Acadêmico da unidade; Lucas Braga, estudante de música da unidade de Montenegro e membro do Diretório Acadêmico da unidade; e Vivian Sales, da unidade de Cachoeira do Sul e diretora de Universidades Públicas da UEE-Livre.

A comissão provisória do DCE foi aclamada com um/a representante de cada uma das 22 unidades presentes. Tanto a comissão do DCE, como a representação discente no CONSUN terá como primeira tarefa defender o caráter público da UERGS e envolver a comunidade gaúcha na defesa dessa universidade fundamental para o desenvolvimento do estado. Sem dúvidas ainda mais lutas virão e o movimento estudantil da UERGS dará ainda mais exemplos de resistência, mobilização e organização. A UERGS serve para nós. Defendê-la é uma luta que nos UNE!

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo