Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/une/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 284
UNE - União Nacional dos Estudantes » #8EME: Plenária final convoca ato em memória da Marielle no dia 13 de abril#8EME: Plenária final convoca ato em memória da Marielle no dia 13 de abril Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

#8EME: Plenária final convoca ato em memória da Marielle no dia 13 de abril

02/04/2018 às 17:42, por Cristiane Tada.

Plenária final na Faculdade de Economia da UFJF
Fotos: CUCA da UNE

Estudantes aprovaram ainda campanha “Defender as vida das mulheres nos UNE”

A plenária final do 8º EME da UNE Marielle Franco encerrou os três dias de encontro no domingo (1/4) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As estudantes convocaram um dia nacional de mobilização em memória da vereadora do PSOL assassinada para o próximo dia 13 de Abril.  Elas querem cobrar justiça. Quinze dias depois da execução da militante de direitos humanos no Centro do Rio de Janeiro, as investigações ainda não levaram a nenhum culpado.

As mulheres estudantes aprovaram ainda uma carta em que convoca a campanha “Defender as vida das mulheres nos UNE”

“Queremos denunciar o crescente aumento da violência contra as mulheres, que se reflete também nas universidades. Queremos um espaço onde as mulheres se sintam seguras, uma educação que garanta o acesso ao conhecimento científico acumulado pela sociedade, feminista, antirracista e não LBTfóbica, onde haja mecanismos eficientes para tratar as diferentes violações dos nossos corpos”, diz trecho da Carta. Leia aqui.

A presidenta Mariana Dias, lembrou da fatídica data em que foi instaurada a ditadura militar há 54 anos e lembrou de algumas mártires do movimento estudantil assassinadas pelo regime como Dina do Araguaia, e a ex- vice presidenta da UNE Helenira Preta Rezende.

“O golpe perseguiu e matou muitas estudantes da UNE como nós, estudantes que lutavam pela democracia e pelo sonho de um país liberto. Precisamos relembrar para que não mais aconteça e também para nos inspirar. Os tempos de hoje se assemelham com os tempos de 64, onde convivemos com a perseguição e execução de mulheres como Marielle, executada pelo Estado brasileiro”, ressatou.

Como comemoração de 15 anos da diretoria de Mulheres da UNE, as estudantes também homenagearam Fabíola Paolino, primeira diretora negra da pasta da entidade em 2009 em nome de todas as diretoras de mulheres.

Carta da presidenta Dilma

A presidenta Dilma Rousseff enviou uma saudação que foi lida na plenária.  Ela destacou a atualidade de riscos à democracia e a necessidade de união em torno de um processo político e eleitoral que crie as condições para o Brasil encontrar a si mesmo. “Um processo que garanta a todas as forças políticas expressar-se livremente, sem perseguições e uso da lei contra o inimigo. Somente com a união de todas as forças democráticas e populares isso será possível. A participação das mulheres, uma vez mais, será decisiva. Por isso saúdo esse Encontro, que seja um momento de fortalecimento do movimento estudantil e toda a sua capacidade transformadora”.

Leia na íntegra:

SAUDAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF AO 8O ENCONTRO DE MULHERES ESTUDANTES DA UNE

Queridas Companheiras presentes no 8º Encontro de Mulheres Estudantes da União Nacional dos Estudantes

É com grande carinho e impossibilitada de estar com vocês que encaminho esta mensagem.
Tenho a convicção de que as mulheres são propulsoras de grandes transformações sociais.
Nosso país vive momento de grave crise política, desde o golpe que me retirou da presidência sem crime de responsabilidade. Outros capítulos se deram com medidas anti-direitos dos trabalhadores, cortes nas políticas sociais, em especial saúde e educação, contra a soberania do país e das garantias democráticas.
Hoje vivemos um momento de riscos à democracia e nos unimos em torno de um processo político e eleitoral que crie as condições para o Brasil encontrar a si mesmo. Um processo que garanta a todas as forças políticas expressar-se livremente, sem perseguições e uso da lei contra o inimigo.
Somente com a união de todas as forças democráticas e populares isso será possível.
A participação das mulheres, uma vez mais, será decisiva.
Por isso saúdo esse Encontro, que seja momento de fortalecimento do movimento estudantil e toda a sua capacidade transformadora.
Que seja o momento de fortalecimento das mulheres, para conquistar uma sociedade sem desigualdades, violência, machismo, racismo e misoginia.
Um grande encontro e um beijo a cada uma de vocês.

Dilma Rousseff
Presidenta Eleita do Brasil

 

 

 

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo