Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

7º EME da UNE vai debater a cultura feminista que está transformando o Brasil

11/01/2016 às 19:37, por Cristiane Tada.

Mulheres estudantes de todos a regiões e universidades do país se encontrarão em Niterói

O 7º Encontro das Mulheres Estudantes da UNE acontece de 25 a 27 de março, na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, no Rio de Janeiro. As inscrições serão abertas na próxima semana.

O EME é um encontro das estudantes feministas de todo o Brasil, onde participam mulheres diversas, de inúmeras culturas, tradições, vivências e militâncias.

São esperadas duas mil estudantes que virão de caravanas de todos os Estados do país.

“Todas as estudantes, vinculadas ou não à correntes ou coletivos feministas podem e devem participar do 7º EME. E mais do que participar: construir, protagonizar. Cada voz, cada demanda, cada história destas mulheres precisa encontrar eco neste espaço tão importante, com reciprocidade e solidariedade. São todas muito bem vindas, e fundamentais para a pluralidade e riqueza do encontro”, ressaltou a diretora de Mulheres da UNE, Bruna Rocha.

Primavera Feminista

Depois da ‘primavera feminista’ que aconteceu no Brasil 2015 esta edição do EME tem tudo para ser especial. Para Bruna este ‘boom’ que identificamos nas várias mobilizações de massa e até mesmo na onda de narrativas feministas que vêm circulando na internet não está desconectado da luta cotidiana das donas de casa contra a violência doméstica, das mulheres do campo e da floresta, das sufragistas, das mulheres trabalhadoras, das negras escravizadas e perseguidas mesmo após a abolição.

“Certamente o avanço de nossas pautas passa pela nossa auto-organização. Só autoorganizadas seremos capazes de driblar o machismo que estrutura a politica, para estarmos cada vez mais nos espaços de poder; somente em movimento, conseguiremos avançar nas lutas pelo direito ao nosso corpo, como a legalização do aborto, a humanização do parto, o combate à cultura do estupro, do assédio e da violência de modo geral”, afirmou.

Cultura Feminista Transformando o Brasil

O evento vai debater o tema da Cultura Feminista Transformando o Brasil . A diretora da UNE explica que cultura feminista é algo construído no dia a dia. Tem a ver com solidariedade, coragem, criatividade política e uma produção extensa de novos modos de vida. “A cultura feminista é uma nova forma de sociabilidade, oposta à cultura patriarcal, que propõe a igualdade de gênero, de raça, de sexualidade. A cultura feminista aponta uma sociedade livre de opressões e com novos marcos de coexistência entre os e as diferentes. A cultura feminista é tudo de maravilhoso que as mulheres estão produzindo na universidade, no movimento estudantil, em cada centro acadêmico ou diretório central, mas também na arte, no cinema, nos territórios, nas periferias”, esclareceu.

Para discutir todas essas iniciativas de estudantes de todo o Brasil, a programação trará mesas com convidadas, Grupos de Discussão dos mais variados temas, atividades autogestionadas em rodas abertas, e várias atividades culturais.

>> Acompanhe pela página da diretoria de Mulheres da UNE

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo