Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

78 anos da UNE em vídeos. Assista

11/08/2015 às 15:25, por Renata Bars.

Confira alguns dos principais momentos da história da entidade

A UNE comemora hoje, terça-feira, 11 de agosto, 78 anos de histórias na luta pela educação, em defesa da democracia, do desenvolvimento e da justiça social. Do Petróleo é nosso ao Pré-sal, a entidade sempre esteve comprometida com a defesa dos interesses nacionais.

Para celebrar mais um ano de vida, o site da UNE fez uma seleção de vídeos com alguns dos momentos que marcaram a trajetória do movimento estudantil ao longo desses quase 80 anos.

POSSE DA NOVA DIRETORIA

A história dos 78 anos começa com a posse da nova diretoria da UNE, que tem pela frente o desafio de continuar no front da batalha dos estudantes em defesa de uma educação de qualidade para todos e uma país que seja o dos nossos sonhos.

DOCUMENTÁRIOS DE SILVIO TENDLER

Nos documentários abaixo, um dos principais cineasta do país, Silvio Tendler, traça, de forma cronológica, o perfil do movimento estudantil brasileiro, desde a década de 30, até a ocupação da sede da UNE no Rio de Janeiro em 2007. São dois filmes de 50 minutos cada divididos entra a luta política e a luta cultural. Participam artistas como Dira Paes, Chico Diaz, BNegão, Carlos Lyra e o grupo Tá na Rua.

CARAVANA UNE BRASIL +10

Em 2012, a UNE percorreu as universidades do país levando aos estudantes uma importante questão: qual o Brasil que a juventude quer construir para os próximos 10 anos? Nesse documentário, conseguimos enxergar um pouco dos sonhos e lutas da juventude atual do movimento estudantil.

75 ANOS PELOS OLHOS DO CUCA

O Centro Universitário de Cultura e Arte, o CUCA da UNE, programa cultural da UNE que bebe na fonte do lendário CPC, realizou um vídeo documentário para marcar a data dos 75 anos de vida da entidade.

ESPECIAL GLOBO NEWS UNE 70 ANOS

Ao completar 70 anos de vida, o canal da tv a cabo Globo News produziu um especial que conta a história da União Nacional dos Estudantes. O programa Arquivo N mostrou os principais acontecimentos que marcaram o país e o movimento estudantil.

TOCANDO EM FRENTE OS 65 ANOS

O aniversário de 65 foi celebrado com uma homenagem em vídeo a todos os herois estudantis que combateram a ditadura militar. O vídeo, simples e emocionante, é uma montagem de fotos históricas ao som da linda música “Tocando em frente”.

A UNE E A CULTURA

As Bienais de arte e cultura realizadas pela União Nacional dos Estudantes também são marcas registradas da entidade no que se refere ao comprometimento com a cultura.

HONESTINO, PRESENTE!

O ex-presidente da UNE, Honestino Guimarães, foi homenageado com um documentário realizado pela equipe do CUCA. Esse filme é uma preciosidade e ouve familiares e amigos do militante estudantil perseguido, torturado e assassinado pela ditadura militar.

FIDEL CASTRO NO CONGRESSO DA UNE

Em 1999, o presidente de Cuba, Fidel Castro, surpreendeu a todos os dirigentes da UNE e aceitou o convite para participar do 46ª Congresso, em Belo Horizonte. O discurso na íntegra você confere no vídeo abaixo.

PRAIA DO FLAMENGO, 132

Desde a retomada do terreno da sede da UNE, que foi incendiado e demolido pela ditadura militar, as lentes de militantes audiovisuais registraram em vídeo alguns atos que ocorreram no local. Abaixo você confere tr6es vídeos sobre a volta da “Casa do poder jovem”.

 

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo