Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

65º Coneg da UNE reafirma luta dos estudantes contra as reformas de Temer

13/03/2017 às 18:52, por Da Redação.


Programação tem como centro os debates em torno das Reformas da Previdência e Trabalhista, além dos impactos e ameaças que causarão na educação

Diante das fortes ameaças que as ações do governo Temer impõem aos direitos dos trabalhadores e da juventude, a UNE convoca as principais lideranças de DCEs, executivas de cursos e entidades estaduais de todo o Brasil para colocar no centro do movimento estudantil o debate sobre as reformas da Previdência e Trabalhista, além de discutir os impactos que a PEC do congelamento terá na educação.

A partir desta sexta-feira (17/3), o front de batalha dos estudantes contra os retrocessos será fortalecido durante o 65º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UNE, um dos principais fóruns de discussão do movimento estudantil. O encontro será na Faculdade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843 – Armênia), espaço de resistência em São Paulo, e vai receber mais de 500 lideranças de todos os estados.

Durante três dias, o Coneg vai levantar temas como o combate às opressões, a PEC 55 e o impacto sobre o Plano Nacional de Educação, o mercado de trabalho e os desafios de qualidade nas universidades públicas e privadas. No domingo (19/3), o Conselho termina com a plenária final que irá convocar o 55º Congresso da UNE, o mais importante encontro da juventude brasileira, quando é eleita a nova diretoria da entidade.

São destaques também da programação convidados como professores e integrantes de movimentos educacionais, reitores e pró-reitores, sindicalistas e estudantes que ajudarão na reflexão dos temas. Esses e outros importantes assuntos serão debatidos em mesas e Grupos de Discussão que vão nortear os próximos passos nas mobilizações de universidades de Norte a Sul do país.

“Os estudantes brasileiros não aceitam mais nenhum centavo a menos para a Educação e nenhum direito a menos. A Reforma da Aposentadoria além de sabotar o nosso futuro, afeta diretamente a vida de milhares de trabalhadores e professores”, destacou a presidenta da UNE, Carina Vitral.

? Saiba mais sobre a Reforma da Previdência aqui.

? As inscrições para o 65º Coneg da UNE estão abertas. Saiba aqui como participar.

ZUMBI, ESPAÇO DE LUTA E RESISTÊNCIA

O 65º Coneg da UNE acontece na Faculdade Zumbi dos Palmares um espaço aberto de discussões dos mais variados temas progressistas. Criada em 2000, foi a primeira faculdade idealizada por negros, tendo como foco a cultura, a história e os valores da negritude. É uma instituição Comunitária, sem fins lucrativos onde 90% dos alunos são negros auto-declarados. É também a única instituição de ensino superior voltada para a inclusão do negro, na América Latina. A faculdade tem, na matriz curricular de seus cursos, o compromisso com a implantação da lei 10.639/2003 que institui como obrigatório o ensino de História da África e Afrobrasileira em todos os níveis. Isso garante que os estudantes dos diversos cursos tenham a consciência do seu protagonismo na história. http://www.zumbidospalmares.edu.br

Programação 65º Coneg da UNE

17 (sexta-feira) a 19 (domingo) de março de 2017

Faculdade Zumbi dos Palmares

(Av. Santos Dumont, 843 – Armênia, SP)

17 de março (sexta-feira)

9h às 14h – Recepção e credenciamento das delegações
Local: Faculdade Zumbi dos Palmares

14h às 17h – Grupo de Trabalho

Tema 1: Mulheres
Tema 2: Combate ao racismo
Tema 3: LGBT

17h às 20h – Debate

Tema: Reforma da previdência e Reforma trabalhista
Local: Auditório Faculdade Zumbi dos Palmares

18 de março (sábado)

9h às 12h – Debate

Tema: O impacto da PEC 55 no cumprimento das metas do PNE
Local: Auditório Faculdade Zumbi dos Palmares

12h às 14h – Almoço

14h às 17h – Debates

Tema 1: Quem entrou quer formar
Tema 2: Expansão e qualidade nas universidades públicas federais
Tema 3: Educação não é mercadoria
Tema 4: A crise das universidades públicas estaduais
Tema 5: Encontro de redes e linguagens, cultura em movimento na contramão dos retrocessos

17h às 20 h – Grupos de Trabalho – GTs

Tema 1: Linguagens Artísticas
Tema 2: Autonomia e Democracia
Tema 3: Financiamento
Tema 4: Acesso
Tema 5: Ensino, Pesquisa e Extensão
Tema 6: Ensino da Distância (EaD)
Tema 7: CEEG – espaço para realização de conselho estadual de entidade geral
Tema 8: CEEG – espaço para realização de conselho estadual de entidade geral
Tema 9: CEEG – espaço para realização de conselho estadual de entidade geral

19 de março (domingo)

9h às 14h – Plenária final
Local: Ginásio

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo