Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

64º Coneg vai debater a comunicação em tempos de golpe

13/07/2016 às 14:16, por Cristiane Tada.

Laura Capriglione, dos Jornalistas Livres, é uma das presenças confirmadas

Neste fim de semana (15 a 17 de Julho), mais de 500 DCEs de todo Brasil estarão em São Paulo para o 64º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UNE. Trata-se de um dos principais encontros organizados pela entidade para reunir lideranças estudantis e discutir os rumos do movimento estudantil brasileiro. Na sexta-feira (15/7), a mesa “A atualidade do debate sobre a democratização da comunicação “ terá a presença da jornalista Laura Capriglione.

No currículo Laura tem anos de reportagem no jornal “Folha de S.Paulo” escrevendo especialmente temas dos direitos humanos; a direção do Notícias Populares (SP); a direção de novos projetos da Editora Abril; trabalhou na revista “Veja”, e conquistou um Prêmio Esso de Reportagem 1994.

Atualmente ela atua como ativista da comunicação democrática por meio das narrativas independentes dos Jornalistas Livres que exercem cobertura colaborativa em oposição à manipulação política da mídia tradicional. De acordo com Laura foi para defender o jornalismo e principalmente a reportagem, que o coletivo Jornalistas Livres iniciou em 2015.

Tecendo uma rede de comunicadores voluntários e estabelecendo uma relação de compartilhamento dos conteúdos em várias redes, a cobertura dos Jornalistas Livres da luta pela redução da maioridade penal, da greve dos professores em São Paulo, e da batalha dos estudantes contra a “reorganização escolar” pretendida por Geraldo Alckmin viralizaram pela timelines de todo o Brasil.

A jornalista afirma que apesar da bagagem profissional extensa nunca viu em toda sua experiência o tipo de ataque que a educação pública vem recebendo.

“Neste momento de golpe e ataque não só no sentido da privatização da educação pública que já é muita coisa, mas ao ensino laico, é um grande desafio do Coneg organizar a resistência democrática dos estudantes”, afirmou.

O debate traz ainda como convidados a Secretária Geral do Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações – FNDC, Fabiana Barbosa e o secretário de Comunicação do PT, Alberto Cantalice.

>Confira a programação com os convidados confirmados aqui.

64º Coneg

Nesta edição o maior encontro de DCEs do Brasil discutir ideias e ações de enfrentamento ao atual momento por que passa o país através de mesas, oficinas, atividades culturais, ato político e uma plenária final na qual, após a sistematização de tudo o que foi discutido serão votadas as propostas.
Esta edição traz o tema “O Brasil se UNE pela democracia”, com debates sobre temas como a mercantilização do ensino, a crise econômica, o financiamento da educação pública, o racismo e o machismo.

> Inscreva-se aqui.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo