Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

5º Enune: Confira a cobertura completa dos três dias de encontro

17/08/2016 às 16:50, por Renata Bars.

Debates sobre política, estética, feminismo, passeata e atividades culturais marcaram o evento

De 5 a 7 de agosto, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, foi palco da 5ª edição do Encontro de Estudantes Negros, Negras e Cotistas da UNE, a maior já realizada até então. Com cerca de 2000 participantes, o evento promoveu uma série de debates, atividades culturais e também uma passeata que tomou as ruas da cidade e disse não ao racismo.

Confira a cobertura completa:

CERIMÔNIA DE ABERTURA E CONJUNTURA POLÍTICA

A inauguração do 5º Enune foi regada a muita reflexão e agradecimentos. Figuras importantes como a presidenta da Unegro e representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Ângela Guimarães, o representante do Movimento Negro Unificado (MNU), Herlom Miguel, a vice-presidenta da UNE, Moara Sabóia, do blogueiro e colunista da Carta Capital, Douglas Belchior, do secretário-geral da UNE, Thiago Pará e do diretor de combate ao racismo da UNE, Rodger Richer realizaram falas em que a luta contra qualquer tipo de retrocesso esteve no centro do debate.

ESTÉTICA NEGRA

O debate sobre linguagem antirracista e estética negra como forma de empoderamento lotou a quadra da UFBA e trouxe à tona questões fundamentais como a religião afro brasileira, o uso de autores negros e negras como referências nas universidades e claro, a identidade negra a partir de elementos como vestimenta e cabelos.

FEMINISMO NEGRO

A mesa sobre feminismo discutiu o papel da mulher negra no movimento feminista moderno e reafirmou a importância de sua popularização. Para as convidadas, não é possível deixar de lado o que a história fez às mulheres negras. Resistência e luta foram apontadas como forma de conquistar espaço e empoderamento.

ENTREVISTA

O site da UNE bateu um papo sobre violência contra a população negra, enfrentamento ao racismo e comunicação com o professor e colunista da revista Carta Capital, Douglas Belchior.

ENCERRAMENTO E PASSEATA

Na cerimônia de encerramento, a diretoria de combate ao racismo da UNE representada pela vice-presidenta Moara Sabóia, o diretor de combate ao racismo Rodger Richer e a segunda diretora de combate ao racismo Marcela Lisboa agradeceram lideraram a plenária final que aprovou a Carta de Salvador e em seguida, chamaram uma grande passeata que ocupou a Avenida Oceânica. Com bandeiras, faixas, cartazes e estandartes, eles bradaram pelo fim do racismo e contra o governo golpista.

CARTA DE SALVADOR

A plenária final do 5º Enune aprovou a ”Carta de Salvador” – documento fortemente político que repudia o avanço do golpe em curso no país e reafirma a unidade do movimento negro na luta contra o racismo e também contra o genocídio da juventude negra.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo