Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

5º Congresso da UEE Livre Dr.Juca elege sua nova diretoria

11/07/2017 às 16:52, por Cristiane Tada.

Mateus Karling, Filipe Eich e Aleff Fernando são os novos coordenadores da entidade
(Cuca da UNE)

Filipe Eich, Aleff Fernando e Mateus Karling vão centrar esforços da nova gestão na luta pelas Diretas Já

Nos últimos dias 8 e 9 de Julho estudantes de todas as regiões do Rio Grande do Sul se reuniram na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Canoas, no 5° Congresso da União Estadual de Estudantes/Livre – Dr. Juca.

Durante a plenária final a chapa única “Unir o Rio Grande por Diretas Já” foi eleita com 201 votos. Para estar a frente da UEE pelos próximos dois anos foram eleitos os coordenadores Filipe Eich (21) estudante de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Aleff Fernando, estudante de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mateus Luan Klein Karling (21), estudante de Relações Públicas também da UFSM.

“Essa unidade sela no Estado uma importante vitória do Congresso marcando unidade também nas ações do movimento estudantil para enfrentar os retrocessos do período”, destacou Felipe.

A UEE Livre do Rio Grande do Sul tem uma estrutura colegiada que de acordo com Mateus possibilita um maior diálogo entre os estudantes que constroem a entidade através de suas organizações políticas. “ Isso possibilitou além de uma chapa de unidade, uma resolução unitária que aprovou importantes pautas. Na esfera estadual, construímos a unidade contra o desmonte do governo Sartori, na extinção das fundações de ciência, tecnologia e cultura, e a privatização das empresas públicas do Estado, além da defesa do caráter público e gratuito da UERGS, a nossa universidade estadual”.

Já na pauta nacional Aleff acredita que a o maior desafio da gestão será mobilizar ainda mais os estudantes gaúchos para barrar os retrocessos que estão sendo aplicados na classe trabalhadora. “Precisamos atribuir centralidade a nossa luta pelo Fora Temer e pelas Eleições Diretas”, destacou.

Agenda da UEE Livre Dr. Juca

Durante o Congresso os estudantes gaúchos aprovaram também a realização do Seminário de Assistência Estudantil e dos Conselhos de Entidades Gerais e de Base da entidade, além da expansão do Encontro de Mulheres, de Negros e Negras e LGBT, e da criação do CUCA da UEE Livre.

O estudante João Rosa, será o coordenador do CUCA da UEE Livre. Para ele a reativação do CUCA no RS sinaliza uma intensa e plural agenda nas universidades gaúcha nos próximos dois anos. “Precisávamos retomar mais essa ferramenta que impulsiona e aglutina os estudantes em torno da nossa luta.”

 

 

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo