Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

55º CONUNE: Saiba como cadastrar o processo eleitoral de DCEs e Comissões

27/03/2017 às 11:25, por Cristiane Tada.


Nos próximos dias, em todo o Brasil estudantes serão eleitos delegados para representar as suas instituições de ensino superior no Congresso da UNE

Foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (27), por meio do site congressodaune.org.br, o cadastro para registrar o processo de eleição dos delegados (as) que participarão do 55º Congresso da UNE (CONUNE), que será realizado de 14 a 18 de junho de 2017 em local ainda a ser definido.

Participarão do 55º Congresso da UNE, tendo direito à voz e voto, os estudantes de cursos regulares de graduação presencial ou à distância que forem eleitos delegados (as) de acordo com os critérios que estão no regimento aprovado durante o 65º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG).

O processo de eleição de delegados (as) nas universidades será organizado pela Comissão Nacional de Eleição Credenciamento e Organização (CNECO).

Reunida no último sábado (25), na sede das entidades estudantis em São Paulo, os 52 membros da CNECO aprovaram os últimos ajustes do sistema para garantir a transparência e legitimidade do processo eleitoral.

Na página de cadastro (congressodaune.org.br), os estudantes encontram as instruções passo a passo e documentos importantes como a Ata do 55º CONUNE, o regimento, a portaria da CNECO e a lista de DCEs aptos a conduzirem o processo eleitoral. Por meio da plataforma online, é possível também acompanhar as eleições que estão sendo realizadas nas instituições.

 

Saiba como proceder com o cadastro das Comissões de 10 estudantes e DCEs:

Inscrição de Eleições por DCE

Os Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs) que se credenciaram no 65º CONEG têm a prioridade de organizar o processo eleitoral em sua universidade. O responsável pelo cadastro do DCE deverá preencher seus dados, as datas do calendário eleitoral e os dados de 3 (três) membros da comissão responsável pelo processo eleitoral.

 

Inscrição da Comissão de 10 Estudantes

Nas instituições de ensino que os DCEs não se credenciaram no 65º CONEG da UNE, ou que não possuem DCE, é possível organizar uma eleição de delegados para participarem do 55º CONUNE por meio das comissões de 10 estudantes. No formulário de inscrição, o responsável pelo cadastro deve preencher seus dados, as datas do calendário eleitoral, assim como os dados dos 10 membros da comissão.

 

Eleições EAD

No caso de instituições de Ensino à Distância as eleições só podem ser organizadas por meio de Comissão de 10, mesmo que o DCE for credenciado na UNE. Mas atenção as datas são diferentes! Conforme consta no regimento do 55º congresso da UNE, o prazo para inscrição das comissões de 10 de estudantes das IES de ensino à distância inicia-se no dia 03/04/2017 e se encerra no dia 18/04/2017.

O que faz um delegado?

Os delegados são estudantes eleitos de forma direta para representar as suas universidades durante o Congresso. Segundo o regimento aprovado, será eleito um delegado a cada mil estudantes matriculados na instituição de ensino. Em uma universidade com 10 mil estudantes, por exemplo, serão eleitos 10 delegados. Durante a instância máxima de deliberação da entidade será função deles debater e aprovar as resoluções que irão orientar a atuação da próxima gestão da entidade; Eleger a diretoria da UNE, para mandato de dois anos; Eleger o Conselho Fiscal da UNE.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo