Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/une/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 284
UNE - União Nacional dos Estudantes » 5 motivos para fazer o seu documento do estudante5 motivos para fazer o seu documento do estudante Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

5 motivos para fazer o seu documento do estudante

17/01/2018 às 18:00, por Renata Bars.


Direito dá acesso a shows, filmes, peças de teatro e eventos esportivos com 50% de desconto

Janeiro é o período das férias estudantis, momento de aproveitar o tempo livre antes das aulas começarem. É tempo de usufruir a meia entrada em shows, no clube, nos jogos, no cinema, no teatro, nas exposições e muito mais. O direito a ter 50% de desconto nos ingressos é uma bandeira histórica do movimento estudantil para ampliar o acesso à cultura e complementar a formação.

Quer mais motivos para fazer o seu? Confira:

DIREITO ESTUDANTIL GARANTIDO

Depois de muita luta da UNE, a Lei Federal da Meia- Entrada, de 2015, finalmente regulou o direito.

Com a lei, foi assegurado o pagamento da metade do valor do ingresso em todas as categorias nos eventos de arte, cultura e esporte em todo o país.

Têm direito à meia-entrada os estudantes de ensino básico, médio, técnico e superior, inclusive de pós-graduação, idosos, deficientes físicos incluindo, se necessário, acompanhante, bem como jovens de baixa renda.

 

DOCUMENTO SEGURO

Em 2001 uma medida provisória (2.208/2001) que determinava que qualquer comprovante era válido como documento estudantil fez com que milhares de falsas instituições de ensino surgissem, gerando um descontrole do acesso à meia-entrada. Com isso, os produtores culturais passaram a dobrar o valor dos ingressos e o que era meia, passou a ser inteira.

O cenário mudou com a regulamentação, em 2015, que e estabeleceu um único Documento Nacional do Estudante: uma carteirinha segura, com certificação eletrônica e livre de fraudes. As carteirinhas são emitidas somente pela rede do movimento estudantil: UNE, UBES, ANPG, UEE com participação do CA, DA e DCE.

 

 

TRANSPARÊNCIA

Ainda de acordo com a regulamentação da meia-entrada, os estabelecimentos deverão avisar, “de forma clara, precisa e ostensiva”, o total de ingressos disponíveis para meia-entrada, deixando tudo mais transparente. Um mínimo de 40% deve ser reservado exclusivamente para a meia.

A UNE tem feito parcerias nos Estados como com o Procon Carioca para aumentar a fiscalização para que o estudante pague efetivamente a metade do preço do ingresso cobrado do público em geral. A entidade também pressiona para responsabilizar os eventos que tentam simular o cumprimento da lei, mas na verdade estão praticando preço único como o Lollapalooza que em 2017 aumentou o preço de todos os ingressos de forma que a meia é praticamente o valor da inteira do evento do ano passado.

MAIS ACESSO À CULTURA

Com a meia-entrada, desfrutar da cultura na sua cidade fica muito mais fácil. O dinheiro que pagaria um único ingresso de exposição pode pagar agora uma exposição de arte e um filme. Deste modo, os estudantes conseguem ampliar os horizontes de sua formação e ainda poupar para os livros, transporte ou aquele almoço no Restaurante Universitário.

FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

A lei determina que somente as entidades representativas do movimento estudantil possam emitir o documento. Essa medida contribui para o autofinanciamento da rede que agora poderá arcar de forma independente com os custos de suas atividades. Assim, congressos, eventos, debates e manifestações são impulsionados e revigoram a luta do movimento estudantil.

 

FAÇA A SUA

Para fazer a sua, basta acessar o portal do Documento do Estudante www.documentodoestudante.com.br.

O documento possui um custo de confecção de R$30,00 mais o valor do frete, que depende do Estado.

Fique atento! A validade do documento é até o dia 31 de março do ano seguinte da emissão. Ou seja, se você solicitar hoje, você receberá o Documento do Estudante 2018 com validade até 31 de março de 2019.


Notice: Uninitialized string offset: 0 in /home/une/public_html/site/wp-includes/class-wp-query.php on line 3149
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo
Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/une/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 3743