Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

42º Congresso da UBES tem início em Goiânia

30/11/2017 às 17:13, por Da Redação com informações UBES.

Filme ''Primavera'' é exibido durante abertura do 42º Congresso da UBES
Foto: Nilmar Lage

70 anos da entidade e documentário sobre ocupações estudantis foram destaque na abertura

Filme, pipoca emoção e luta. Essa foi a receita que oficializou a abertura do maior encontro estudantil secundarista do Brasil, que acontece em Goiânia até o próximo domingo. O documentário ”Primavera”, sobre as ocupações estudantis, foi exibido para um auditório jovem e orgulhoso por ser protagonista em mais este momento histórico da educação no Brasil. A atividade aconteceu em um dos auditórios montados na Praça Universitária Honestino Guimarães.

“Vivemos num momento muito difícil no país, duro para quem acredita numa sociedade mais justa, e poder sentir o que vocês sentem me dá muita esperança. Por isso, quero dizer que esse é um filme de esperança”, a diretora do documentário, Ana Petta, em entrevista ao site da UBES.

“Primavera” é uma produção independente e apresenta um recorte da geração de jovens que se mobilizou pela defesa da educação e da democracia em um momento crítico da história nacional. No documentário, os meninos e meninas responsáveis pelo movimento em diversos lugares do Brasil são confrontados em depoimentos sobre a experiência que viveram, as suas transformações pessoais e coletivas.

Uma rebeldia consequente

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, entidade irmã da União Nacional dos Estudantes está nas ruas, nas redes sociais e nas escolas, lutando em defesa da democracia.

E não é de hoje que a entidade se posiciona a favor de um Brasil que assegure os direitos de todas e todos. Há 70 anos, os estudantes secundaristas, por meio da UBES, estão unidos e mobilizados por bandeiras que defendem a educação e o povo brasileiro.

Episódios como a campanha O Petróleo é Nosso, no final da década de 1940; a resistência à Ditadura Militar; a participação na Campanha pelas Diretas Já e pelo impeachment do Collor; e a luta contra o neoliberalismo e as privatizações na década de 90 já indicavam como atores principais das mudanças estes jovens estudantes.

Atualmente, em seu 42º Congresso, o enfrentamento aos retrocessos do governo Temer e o desmonte da educação no Brasil são bandeiras de luta destes jovens que, mais uma vez, fazem história no movimento estudantil e no país.

No sábado (2), acontece a eleição da próxima gestão secundarista. Camila Lanes, atual presidenta, agradeceu em sua página no Facebook a participação dos estudantes durante o período em que esteve à frente da entidade.

”Obrigada por terem me dado a oportunidade de ter conhecido o Brasil e ter me apaixonado pela UBES e pelo movimento secundarista. eepero que todos possam se apaixonar assim como aconteceu comigo”, falou.

Acompanhe o site e as redes da UBES para saber mais sobre a programação.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo