Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

41º Congresso da UBES elege paranaense Camila Lanes, 19, nova presidenta

16/11/2015 às 12:04, por da UBES/ Foto: Paulo Henrique.

UBES reúne sete mil estudantes de todos os estados em Brasília e convoca em “Dia Nacional de Solidariedade à Ocupação de Escolas em São Paulo”

Terminou em Brasília neste domingo (15/11) o 41° Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entidade que representa todos os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico do país. A estudante paranaense Camila Lanes, 19 anos, foi eleita presidenta nacional da organização.

O Congresso, no total, reuniu mais de 7 mil estudantes, representando escolas de todos os 27 estados do Brasil. Além da eleição da nova presidência, também foram definidas as linhas de atuação do movimento nas áreas da conjuntura nacional, educação e movimento estudantil.

Votaram na Plenária Final 2.909 delegados, que foram eleitos representantes de suas escolas em etapas estaduais realizadas antes do Congresso. A chapa de Camila Lanes, “O movimento estudantil unificado pelas mudanças do Brasil”, obteve 2.158 votos, representando 78,5% do total de votos válidos. Também concorreram as chapas “Oposição de esquerda da UBES”, com 426 votos; “Brizola tinha razão. Brasil mostra tua cara”, com 97 votos e, “UBES é pra lutar. Nós não vamos pagar nada”, com 67 votos.

Camila é natural de São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba. Começou sua trajetória no grêmio de sua escola e depois teve atuação de destaque no acampamento da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), ameaçada de perder a sua sede.

Por sua liderança, tornou-se presidenta da entidade durante os anos de 2103 a 2015. Também participou ativamente dos protestos de estudantes e professores contra as medidas do governador do Paraná, Beto Richa, sendo atingida por estilhaços de bombas lançadas contra os manifestantes.

> Leia aqui o perfil completo da nova presidenta da UBES

> Veja aqui mais fotos da presidenta eleita

> Assista aqui aos vídeos do 41º Conubes

“Precisamos de reforçar a unidade do movimento estudantil para enfrentar os desafios que se colocam no próximo período. Vamos fortalecer os grêmios, tomar as ruas, resistir ao conservadorismo que deseja retirar os direitos da juventude. Além disso, o mais importante é dizer bem alto que ninguém fechará as nossas escolas”, declara a presidenta recém-eleita.

DIA NACIONAL DE SOLIDARIEDADE ÀS ESCOLAS DE SP

O Congresso da UBES aconteceu em um momento emblemático na história do movimento estudantil brasileiro: a ocupação de estudantes de São Paulo em escolas ameaçadas de fechamento pelo governador Geraldo Alckmin. Os jovens de todo o Brasil reunidos em Brasília acompanharam com atenção as notícias sobre as escolas ocupadas e a tentativa violenta da Polícia Militar de acabar com o movimento.

No último dia do Congresso, em caráter de urgência, foi convocado o Dia Nacional de Solidariedade às Escolas de São Paulo, no próximo 19 de novembro, quinta-feira. Em todo o país, estudantes sairão às ruas demonstrando o seu apoio aos colegas paulistas e exigindo a garantia do direito à educação.

CONGRESSO DA UBES

O Congresso da UBES aconteceu entre os dias 12 e 15 de novembro, no Parque da Cidade e no Ginásio Nilson Nelson, e contou com mais de 20 debates e cerca de 100 convidados entre representantes dos movimentos sociais, parlamentares, artistas e outros personagens envolvidos com os temas da juventude.

Entre os assuntos debatidos estiveram a situação da educação pública brasileira, a reforma política no país, a democratização da mídia, o combate aos preconceitos e opressões na sociedade.

Um dos principais momentos do Congresso foi a passeata da UBES na sexta-feira (13) em conjunto com a Frente Brasil Popular, que levou sete mil pessoas à Esplanada dos Ministérios em defesa da democracia, contra as manifestações de golpismo no país, em repúdio ao ajuste fiscal do governo federal e exigindo a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo