Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

3º Encontro LGBT chega ao fim e reforça unidade do movimento

31/07/2018 às 13:36, por Renata Bars.


Cerca de mil estudantes de todas as partes do país participaram dos três dias de evento

O último dia da terceira edição do Encontro LGBT da UNE foi uma celebração colorida e compromissada com a unidade. Realizado de 27 a 29 de julho, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, o evento reuniu cerca de mil jovens estudantes de todo o Brasil e promoveu debates, grupos de discussão e muita troca de experiências.

Um cortejo reunindo todas as forças políticas que compõem a UNE foi o ponto alto da plenária final. Juntos, os estudantes adentraram o teatro para celebrar a diversidade e reafirmar a união em defesa da democracia e dos direitos LGBT.

A plenária final aprovou a ”Carta de Salvador” – documento fortemente político que rechaça o avanço do conservadorismo e promete muita luta para o próximo período. Uma resolução política contendo pontos reivindicados pela juventude LGBT também foi construída em conjunto pelos participantes.

”Saímos daqui com uma unidade muito bonita, construímos debates riquíssimos sobre os mais diversos temas. Que a gente saia desse espaço com muita unidade nas nossas universidades. Que os sonhos aqui plantados sejam semeados em todo o país”, falou o diretor LGBT da UNE, Florentino Junior.

A diretora de comunicação da UNE, Nágila Maria, também relembrou a importância da unidade para combater a onda de conservadorismo nos dias atuais.

”A gente vive tempos de recrudescimento da intolerância em que a democracia vem sendo ameaçada. Por isso , é chegado o momento de tomarmos o nosso destino pelas nossas próprias mãos e fazer muita luta. Saúdo esse evento e a unidade aqui construída”, disse.

Foram aprovadas também três moções. Uma em defesa do PL Dandara, que prevê transformar a LGBTfobia em crime hediondo, outra em memória de Marielle Franco e por último, um documento emocionado lamentando as mortes de LGBTs que ousaram lutar contra o preconceito no país.

Você pode ler e baixar os documentos aqui:Carta de Salvador

3º Encontro LGBT da UNE

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo