Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

2ª Marcha pela Ciência no Brasil acontece neste sábado. Participe!

30/08/2017 às 15:36, por Via SBPC.


São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre terão mobilizações

Neste sábado, 2 de setembro, acontece a 2ª Marcha Pela Ciência no Brasil. Quatro cidades já confirmaram a adesão à manifestação em prol da ciência e da educação no País: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre. Com o objetivo de pressionar o governo a revogar os cortes no orçamento para Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação na votação da Lei Orçamentária Anual de 2018, o movimento parte da iniciativa da campanha Conhecimento Sem Cortes e conta com o apoio da SBPC.

“A Comunidade Científica tem que se organizar, se articular, porque não podemos ficar paralisados diante do desmonte do Estado brasileiro, e diante do desmonte das nossas possibilidades de futuro. Nesse sentido convidamos toda a comunidade científica, todos os bolsistas para estarem na marcha pela Ciência no Brasil em que vamos para as ruas para questionar como será nosso amanhã, da Ciência, do Brasil , do povo brasileiro, se esses investimentos continuarem a ser cortados dessa forma”, falou Tamara Naiz, presidenta da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG).

Em São Paulo, a manifestação começa na Avenida Paulista, às 15h no vão do MASP. Em Brasília, a Marcha é realizada pela SBPC Regional–DF, e será realizada em frente ao Museu Nacional da República, também às 15h.Em Porto Alegre, a Marcha acontece às 11h, no Parque da Redenção, com concentração no Monumento do Expedicionário. Na capital carioca, a Marcha se concentra em frente ao Museu do Amanhã, e terá como tema “O que será o amanhã?”.

“O que será o amanhã” sem verbas para as Universidades federais, para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil? Como vai ser o futuro do País frente ao contingenciamento de recursos para áreas tão estratégicas?”, questionam os organizadores da Marcha.

A 2ª Marcha Pela Ciência no Brasil é uma realização da Associação dos Docentes da UFRJ (ADUFRJ), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH), da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), do Sindicato do Instituto Federal do Rio de Janeiro (SINTIFRJ), da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), da Associação Nacional dos Pesquisadores das Unidades de Pesquisa do MCTI (ANPesq), entre outras entidades defensoras da CT&I.

A expectativa é que, a exemplo do que aconteceu em abril, o movimento consiga adesão em todos os estados brasileiros. Os organizadores da Marcha esperam que a situação dramática das universidades federais brasileiras, dos pesquisadores que estão correndo risco de perder suas bolsas, e de todo o sistema de CT&I sensibilize e mobilize a comunidade científica, alunos, professores, familiares, e amigos da ciência: “O momento é de união de forças pela ciência brasileira e pelo futuro do País”.

SERVIÇO

O que? 2ª edição da Marcha pela Ciência no Brasil

São Paulo (SP)
Avenida Paulista – no vão do MASP
Hora: 15h

Rio de Janeiro (RJ)
Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã
Hora: 15h

Brasília (DF)
Museu Nacional da República
Hora: 15h

Porto Alegre (RS)
Redenção / Parque Farroupilha
Hora: das 11h às 14h

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo