Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

1º Festival de Cultura Telma Regina destaca produção estudantil na UFF

03/03/2016 às 16:58, por Da Redação.

Artes visuais, poesia e arte urbana estão entre as linguagens destacadas

Nos dias 11 e 12 de março, a Universidade Federal Fluminense (UFF) , campus de Nova Friburgo será palco do 1° Festival de Cultura Estudantil Telma Regina. A produção é uma parceria do Diretório Central dos Estudantes Fernando Santa Cruz – DCE UFF e o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE – (CUCA daUNE) e as inscrições estão abertas até o próximo dia 9.

O evento acontece juntamente com o 7° Congresso dos Estudantes da Universidade Federal Fluminense – 7° ConEUFF e pretende reunir as mais diversas linguagens, como artes visuais, artes cênicas, música, audiovisual, poesia, arte urbana.

Para a diretoria de cultura da UNE, Mel Gomes o festival representa uma nova reorganização da cultura por meio da construção de um novo olhar do movimento estudantil. ”Esses festivais são essenciais para promover as intervenções artísticas e para se debater uma nova política a partir da valorização cultural na sociedade. Um nova cultura, para um nova sociedade”, falou.

Após a realização do festival, será produzido um catálogo com as apresentações afim de divulgar e preservar a memória desses agentes culturais. A iniciativa que pretende mapear a produção cultural na UFF.

Para Felipe Garcez, do DCE-UFF e integrante da produção do Festival Telma Regina, essa é uma iniciativa com um grande potencial transformador. ”É um esforço coletivo de romper as barreiras da distribuição artística submetida apenas ao mercado”, disse.

Quem foi Telma Regina?

O nome escolhido para o festival homenageia a desaparecida política na guerrilha do Araguaia, Telma Regina. Era casada com Elmo Corrêa e cunhada de Maria Célia Corrêa, igualmente desaparecidos no Araguaia. Foi estudante de Geografia em Niterói, na Universidade Federal Fluminense, de onde foi expulsa em 1968 pelo Decreto-Lei 477, devido a sua militância nas atividades do Movimento Estudantil. Militante do PCdoB, foi deslocada para a região do Araguaia em 1971, junto com o marido, indo morar nas margens do rio Gameleira.

Serviço

O que? 1º Festival de Cultura Estudantil Telma Regina
Quando? 11 e 12 de março
Onde? Campus de Nova Friburgo, UFF – Rio de Janeiro
Inscreva-se: http://7coneuff.wordpress.com

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo