Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Imprensa

UNE divulga nota sobre violência no Campus da USP

O estudante Alexandre Cardoso, do quarto ano de Letras, foi baleado no dia 01 de setembro na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  da Universidade de São Paulo após tentativa de assalto. A USP tem passado por diversos problemas na segurança de seus campus e os estudantes defendem um maior debate para que as soluções sejam encaminhadas. Leia a nota da UNE sobre o ocorrido:

NOTA SOBRE A VIOLÊNCIA NA USP CONTRA O ESTUDANTE ALEXANDRE CARDOSO

A União Nacional dos Estudantes considera extremamente grave a violência sofrida pelo estudante de Letras Alexandre Cardoso na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo nesta quarta-feira, dois de setembro. O estudante foi baleado após uma tentativa de assalto. A UNE está acompanhando o caso, presta toda sua solidariedade a Alexandre e seus familiares. A violência dentro do campus universitário fere toda a comunidade acadêmica e a autonomia do espaço enquanto livre área de convivência e produção do conhecimento.

A Universidade de São Paulo precisa empreender, urgentemente, uma política democrática e comunitária de segurança, que envolva a todos e aponte mudanças estruturais que não sejam simplistas e autoritárias como a ineficiente intromissão da Polícia Militar na vida do campus. O reitor Marco Antônio Zago, responsável pelo sucateamento da Guarda Universitária, deveria abrir o debate com estudantes, professores, funcionários e a população em geral, a fim de superar os desafios de um modelo de unidade educacional ainda nos moldes da ditadura militar, com pouca iluminação em suas ruas e prédios, poucas áreas de integração e nenhum plano coletivo de proteção à vida.

A UNE acredita que o mesmo debate deve ser levado às demais instituições de ensino superior de todo o Brasil.

União Nacional dos Estudantes
3 de setembro de 2015

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo