
No último dia do Fórum Social Mundial Temático da Bahia, uma assembleia aprovou os termos da Carta de Salvador, documento final do evento na capital baiana. O texto faz alguns adendos à Carta de Porto Alegre, aprovada no Fórum Social Mundial 10 Anos.
De acordo com a representante da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e ex-presidente da UNE, Lúcia Stumpf, o documento aborda cinco principais temas, como a soberania nacional por meio da defesa do pré-sal e a oposição à presença de bases estrangeiras no continente sul-americano, sobretudo de bases norte-americanas no Panamá e em Cuba.
O texto também condena a opressão contra a população negra, as mulheres e os homossexuais e pede um Brasil mais democrático, com participação direta do povo nas decisões, além do fortalecimento do Estado como indutor do desenvolvimento.
“Foram 15 falas, várias concordando com o conteúdo da Carta de Porto Alegre e alguns adendos, como um que reivindicou uma presença ainda mais forte da solidariedade no Haiti. Isso já estava presente na carta, mas precisa ficar mais explícito”, disse Lúcia.

Segundo ela, também ficou aprovado um calendário de lutas com assembleia em São Paulo no dia 31 de maio. No ato, os movimentos sociais devem decidir a lista de reivindicações para os candidatos à presidência da República nas eleições deste ano. Uma marcha marcou o encerramento do Fórum Social Mundial Temático da Bahia, após três dias de debates, quando os participantes saíram do bairro de Ondina até a Barra.
Destaque ainda para o debate “Pré-Sal e o financiamento da Educação no Brasil", promovido pela UNE no Passeio Público no FSM2010 da Bahia, com a presença do presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, entre outros.
"O aniversário do FSM nos faz refletir sobre as intensas transformações pelas quais o Brasil e o mundo vêm passando", afirmou Augusto Chagas, presidente da UNE.
Fórum Social Mundial 10 anos
Segundo organizadores, o Fórum Social Mundial (FSM)- 10 Anos – Grande Porto Alegre reuniu 35 mil pessoas em 915 atividades no Rio Grande Sul, realizadas entre segunda-feira e sexta-feira, 29, em sete cidades gaúchas.
Participaram representantes de 39 países e, dos presentes, cerca de 60% eram mulheres. Também chamou a atenção a expressiva participação dos jovens, 27% dos participantes, conforme um dos coordenadores do FSM e presidente da CUT, Celso Woyciechwoski. Os dados foram apresentados no início desta tarde, em mesa para avaliação, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.
.
Woyciechwoski avalia que a expressiva participação da sociedade no FSM demonstra ao mundo a existência de construções coletivas de todas as ordens com o objetivo de buscar um mundo melhor.
Na sua avaliação, o FSM 10 Anos foi positivo, não só pelo número de presentes e diversas atividades, mas especialmente pelas temáticas variadas, tratando de educação, meio ambiente, cultura, economia solidária, democracia, direitos humanos, dentre outras.
Para ele, a expressiva participação da juventude revela o fato dos jovens estarem engajados nas transformações sociai
s e econômicas de que o mundo precisa. “O evento demonstrou mais uma vez a necessidade de haver, cada vez mais, construção de políticas que garantam a igualdade entre homens e mulheres”, complementou.
Fazendo um balanço sobre os 10 anos do FSM, Augusto Chagas reafirmou "essa edição comemorativa do FSM demonstrou a força da juventude na renovação política desse evento fundamental, já que compõe a maioria de seus atuais participantes".
Acampamento da Juventude
A última noite do Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ), sediado na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, bairro rural de Novo Hamburgo, foi marcada pela diversidade musical e cultural. Na sexta-feira, dia 29, todos os participantes e visitantes foram convidados para conhecer diferentes culturas e sons musicais.
Acompanhe os Fóruns Sociais pelo mundo
Confira a Galeria de Imagens do Fórum Social Mundial 10 anos – Grande Porto Alegre.
Leia também:
* 30/01/2010 - UEE Livre/RS toma Posse no Acampamento Intercontinental da Juventude
* 30/01/2010 - FSM: Movimento estudantil na plenária dos movimentos sociais
* 29/01/2010 - Um Outro Mundo é Possível no Fórum Social Mundial Temático da Bahia
* 28/01/2010 - FSM/POA: Debate sobre pré-sal lota Tenda da Paz
* 28/01/2010 - FSM: Debate sobre juventude expressa importância das eleições
* 26/01/2010 - 15 mil participam da Marcha Oficial de abertura do 10º Fórum Social Mundial
* 21/01/2010 - A Juventude no Fórum Social Mundial 2010
*15/01/2010 - O movimento estudantil no Fórum Social Mundial
* 13/01/2010 - FSM 2010: Edição Comemorativa
* 07/01/2010 - Fórum Social Mundial: 10 anos em busca de ‘outro mundo possível'
Fonte: Agência Brasil
http://www.fsmtbahia.com.br/
www.acampamentofsm.org.br