Praia do Flamengo, 132 
Movimento Estudantil
Movimentos Sociais
Educação
Cultura
Política
Estágio
Geral
Opinião

História
Linhas de Atuação
Perguntas Frequentes
Fale com o Presidente
Transparência 100%
Agenda 
Diretoria
Logomarcas
Comunicação

História
Linhas de Atuação
Fale com o Presidente 
Diretoria
Grêmios Estudantis / Umes
Logomarcas
Assessoria de Imprensa

Ouvidoria do estudante
Perguntas Frequentes
Mensalidades
Meia Entrada
Contato Procons
Estrutura

  Cartilha de CAs/DAs
Cartilha Cuca
   Revista Movimento
Jornal da UNE
Jornal Plug da UBES

Postos de carteira





8 de julho de 2007
Veja alguns números do 50º Congresso

Balanço sobre debates, estrutura e programação cultural mostram que o Congresso da UNE é um dos principais eventos do movimento social brasileiro

O maior fórum organizado da juventude brasileira chega à sua reta final. As plenárias deste domingo encerram um encontro que reuniu 8 mil estudantes de todos os 26 estados brasileiros e também do distrito federal. Os números do 50º Congresso da UNE mostram que ele representa, atualmente, um dos principais momentos de reflexão e decisão do movimento social brasileiro.
 
Debates
O  Congresso alterou a rotina da Universidade de Brasília (UnB), com a realização de 12 debates, 18 grupos de discussão e 5 seminários. Grande parte das mesas aconteceram simultaneamente, provocando um grande fluxo de pessoas no prédio do Instituto Central de Ciências (ICC) da UnB. No total, foram mais de 51 horas de discussão, com mais de 50 convidados, entre deputados, senadores, intelectuais, artistas e representantes dos movimentos sociais.

Estrutura
Para realizar um evento do porte do Congresso da UNE, a organização precisa montar uma verdadeira “estrutura de guerra”. Cerca de 70 funcionários e 100 voluntários trabalharam nesta edição do Congresso. Eles cuidaram do credenciamento, comunicação, sistematização, logística, administração, alojamento, alimentação e transporte.

Os milhares de estudantes ficaram alojados em sete complexos nas imediações da UnB. Para fazer o transporte de toda a galera, foram necessários 30 ônibus exclusivos, que circularam sem parar. Os congressistas tiveram alimentação garantida no Restaurante Universitário da UnB. Só para se ter uma idéia, foram servidas cerca de 10 mil refeições, entre café da manhã, almoço e jantar.

Programação Cultural
As atividades culturais do 50º Congresso também não deixaram a desejar. Realizada pelo Circuito universitário de Arte e Cultura, a programação teve 9 shows, com artistas de diferentes estilos, 4 oficinas, 2 debates e a exibição de 8 filmes de estudantes e outros cineastas.  

Delegados
O novo formato de eleições para o Congresso permitiu a presença de 4302 delegados, com direito a voto. Eles foram escolhidos em eleições diretas, num grande processo eleitoral que incluiu campanhas em mais de 300 DCEs por todo o Brasil. Segundo o presidente da UNE Gustavo Petta, o novo formato permitiu “a realização do Congresso mais democrático da história da entidade”


Artênius Daniel

   


 
 



Todo o conteúdo do Portal EstudanteNet está disponibilizado sob a Licença Creative Commons.
UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES  / UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
Rua Vergueiro 2485 - Vila Mariana - São Paulo SP - CEP 04101 200