Protesto que começaram ontem, ganharam força nesta quarta. Manifestantes esperam reunião com reitoria da UESC para discutir pautas específicas
Nesta quarta-feira (22), a Jornada de Lutas da UNE e UBES em Fortaleza começou às 9h com um cortejo pelos corredores da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo foi mobilizar os estudantes para a passeata que culminou com a ocupação do prédio da reitoria (fotos).
Cerca de 800 pessoas, entre alunos e lideranças de movimentos sociais, tomaram a Avenida Paranjana, via que dá acesso à universidade. A marcha seguiu rumo à reitoria, onde foi tomada a decisão de ocupar o hall de entrada do prédio.
Além da pauta nacional, que reivindica mais investimentos, democracia e políticas de inclusão para o ensino superior, a Jornada no estado tem um ponto específico. O alvo dos ataques é a resolução 199, que vai regulamentar a existência de cursos pagos de pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão na UECE. As entidades exigem ainda a aplicação de uma lei, sancionada em 2005, que garante o abatimento de 50% no transporte estudantil das regiões metropolitanas de Fortaleza.
De acordo com o diretor da UNE, Rudiney de Souza, que está na ocupação, a medida já foi aprovada no Conselho Superior de Educação da universidade, espaço de deliberação onde estudantes e servidores tem minoria. São 10 cadeiras, sendo 70% dos assentos direcionados a professores indicados pela direção e 15% para alunos e outros 15% para servidores.
Rudiney disse que o comando da ocupação espera se reunir com o vice-reitor e o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, responsável direto pela universidade estadual. "Só vamos sair quando eles nos receberem para negociar a resolução 199. Não vamos aceitar a cobrança dentro de uma instituição pública. Queremos também discutir os pontos da pauta nacional da Jornada", afirmou.
Jornada começou na terça
Na terça (21), cerca de 300 estudantes e integrantes de movimentos sociais participaram pela manhã de um ato na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), com entrega da pauta nacional da Jornada Em defesa da Educação Pública.
Após o ato, os manifestantes se uniram aos servidores da UFC (que estão em greve) e seguiram em passeata pelas ruas da capital até a praça da Bandeira, no centro.
No início da tarde, a Assembléia Legislativa do Ceará fez uma homenagem aos 70 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE), com a presença da presidente da entidade, Lucia Stumpf.
Depois, Lúcia participou de debate na Universidade de Fortaleza (Unifor) para discutir e apresentar o projeto de Lei das Mensalidades, conhecido como PL da UNE, que está engavetado no Congresso Nacional. A medida visa regulamentar a mensalidade nas universidades privadas e proteger o aluno inadimplente.
Da Redação
Fotos: Emanoel Medeiros