Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Cultura dentro do Bolso

Guerrilheiras-Foto-Elisa-MendesEspetáculo que conta história das guerrilheiras do Araguaia é destaque da coluna

A nossa programação normal está de volta, e apesar de diversas federais ainda estarem em greve, algumas atividades estão voltando aos poucos nas instituições. O nosso recorte de rolês culturais legais de hoje tem festivais, exposição, filmes e um espetáculo de teatro com uma mensagem política importante, que relembra nosso passado.  Outra dica especial é o 1º Festival de Filme de curta-metragem das escolas públicas de Brasília dentro do FestBrasília. Se joga e aproveita!

 

Feira de Santana – BA

O que? Aberto 2015, evento promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana com mais de 12 horas de atividades programadas. As apresentações começam às 8 horas com artistas conhecidos e iniciantes. Serão desenvolvidas atividades de literatura, dança, cinema, música, artes plásticas e teatro.

Quando? Dia 18 a partir  das 8 horas.

Onde? Centro Universitário de Cultura e Arte -Cuca. (Avenida Transnordestina, s/n, Novo Horizonte)

Quanto? Entrada gratuita.

Caicó– RN

O que? Exposição Coletiva de Artes 2015. Composta com obras dos artistas Amanda Duarte, André Luiz, Assis Costa, Cícero Oliveira, Gelda Dreitas, Júlio Siqueira, PollyG, Thaís Schmidt.

Quando? Até 25 de setembro de segunda a sexta das 9h às 17h.

Onde? Galeria Conviv’art – Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (R. Joaquim Gregório, s/n – Lagoa Nova, Caicó)

Quanto? Entrada gratuita.

Brasília – DF

O que? 1º Festival de Filme de curta-metragem das escolas públicas de Brasília, dentro do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Quando e Onde? Às 9h30 tem abertura no Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul) com exibição dos filmes selecionados.

Às 10h no Teatro Newton Rossi (Sesc Ceilândia), Teatro Paulo Autran (Sesc Taguatinga), Teatro Paulo Gracindo (Sesc Gama) – escolas agendadas da rede pública do DF. Consulte a programação aqui.

Quanto? Entrada gratuita.

Rio de Janeiro – RJ

O que? Espetáculo “Guerrilheiras ou para a terra não há desaparecidos”, com direção de Georgette Fadel e dramaturgia de Grace Passô. Por meio de um diálogo entre a ficção e o documentário, a peça é um poema cênico criado a partir da história das 17  mulheres que participaram da Guerrilha do Araguaia, de sua luta e das memórias do que elas viveram e deixaram naquela região. A peça também busca iluminar esse importante episódio da história do país ainda tão nebuloso.

Quando? Até dia 27 de setembro. Quinta a sábado às 20h30. Domingo, às 19h. Sessões extras: 12 e 26 de setembro às 16h.

Onde? Espaço Sesc (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana) – Teatro de Arena

Quanto? R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira).

Itajaí – SC

O que? 11ª edição do Festival Cultural da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O evento vai integrar as comemorações pelos 51 de história da Instituição. A Mostra Cultural reunirá durante todos os dias do evento entre 8h e 22h, apresentações de música, poesia, teatro e dança, além de exposições artísticas, na Biblioteca Central Comunitária do Campus Itajaí.

Quando e onde? Início na segunda-feira, 21, segue até a sexta-feira, 25. No primeiro dia entre 8h e 22h, o Festival terá uma oficina de pintura com terra, que ocorrerá na sala Recanto das Artes, localizado ao lado do Diretório Central dos Estudantes. Já, às 20 horas, o Teatro Adelaide Konder recebe o “MusiCAU”, promovido pelo Colégio de Aplicação da Univali, com apresentações de dança, canto e interpretação.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Quanto? Entrada gratuita.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo