Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Cultura dentro do bolso

sintese

Batidas pesadas e letras carregadas de conteúdo do Síntese é destaque hoje na coluna

A sexta-feira de hoje traz nossa coluna recheada de dicas musicais! Tem muita música instrumental e a dica comentada no flow do rap do Síntese. Em Sampa o destaque é para o Festival Amanhecer contra a redução que reúne artistas de responsa para conscientizar sobre a maioridade penal.  Bora aproveitar? E não esquece de enviar dicas pra gente no redacao@une.org.br. Bom fim de semana!

SÃO PAULO -SP

O que? Festival Amanhecer contra a redução SP. Shows com Leci Brandão, Batalha na Vila, a Liga do Funk,  banda Veja Luz, e Z’África Brasil.
Quando? 15 de agosto de 2015 – sábado, a partir das 12h
Onde? Rua José Messias, 1000, Campo do Pantanal, Capão Redondo.
Quanto? Entrada livre.

Belém – PA

O que? Exposição “Tempo Gravado” do artista paraense José Fernandes. É composta por trabalhos inéditos realizados, em sua maioria, em 2014 e 2015. A Mostra, que tem a curadoria de Jussara Derenji, também Diretora do MUFPA, dá continuidade ao trabalho da última exposição do artista e registra um olhar pessoal sobre a imagem da figura humana através de desenhos em técnica mista e pinturas em acrílica sobre tela.
Quando? A partir do dia 18 de agosto, às 19h. Visitação 10h às 14h (sab e dom), 9h ás 17h (ter a sex).
Onde? Museu da Universidade Federal do Pará (Av. Gov. José Malcher, 1192).
Quanto? Entrada gratuita.

Curitiba – PR

O que? Abertura III Bienal Música  com Orquestra de Câmara de Curitiba e final do Concurso Nacional de Composição Música.
Quando? 14 de agosto às 19h15 (pré-concerto) e 20h (Orquestra de Câmara/final do concurso).
Onde? Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Quanto?  R$ 30,00 e R$15,00 (Entrada franca para estudantes da UFPR e EMBAP e inscritos na Bienal Música Hoje)

Brasília – DF

O que? Programação Cultural de Boas Vindas aos Calouros. São mais de trinta atividades previstas.
Quando? Dia 14 às  17h  tem Master Class Carmelo de los Santos (violino), Joel Pagan (viola), Barbara Thien (Violoncelo), Tais Gomes (contrabaixo), Theresa Bogard (Piano) e às 20h Recital Janaína Fernandes (violino).
Onde? Departamento de Música (Anfiteatro 9 – ICC Sul)
Quanto? Entrada gratuita.

Campinas – SP

O que? Exposição Cor da Luz – O Código das Cores. A mostra tem por objetivo explicar aos visitantes, de modo lúdico e interativo, os diversos conceitos relacionados à cor e à luz. A iniciativa faz parte das comemorações pelo Ano Internacional da Luz, proclamado pela ONU para 2015.
Quando? De terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
Onde? Museu Exploratório de Ciências – Unicamp (Av. Alan Turing, 1500, Barão Geraldo)
Quanto? Entrada gratuita.

Dica comentada por Renata Bars

Síntese rap!

Segundo os dicionários, síntese significa ”método, processo ou operação que consiste em reunir elementos diferentes, concretos ou abstratos, e fundi-los num todo coerente.” É exatamente essa definição que me atrai nas músicas do Síntese.

Atualmente com um só integrante, o Síntese era uma dupla de rap de São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo, que teve sua estreia em 2012, com o ótimo e pesado disco ”Sem cortesia”.

Com batidas pesadas e marcantes, letras carregadas de conteúdo o flow aqui não segue o ritmo do hip-hop comercial.

O que pouca gente sabe, porém, é que quando o trabalho foi lançado a dupla antes formada por  Léo (MC) e Neto (BeatMaker/MC) já havia se separado. Nos idos de 2013 Neto informava que o Síntese havia voltado no ”formato eu”.

Contudo, o Sem Cortesia apresenta um rap cru, muito diferente dos refrões grudentos que estamos acostumados a ouvir no estilo, que vale a pena escutar. O álbum não parece ter sido escrito faixa a faixa, mas sim um compliado de mensagens que vão tornando o trabalho bastante peculiar.

Dois anos depois o novo Síntese do ”formato eu” é parceiro dos beatmakers do Projeto Nave, no chamado Nasbase, produção que consiste em parcerias com MCs e o lançamento de singles em disco de vinil sete polegadas. Ao final, a ideia deve ser juntar todos em um box único.

A participação no último disco do rapper Criolo também vale destaque. A música ”Plano de vôo”, oitava faixa do ”Convoque seu Buda” imprime o estilo denso do Síntese, dialogando com o tema espiritual, muito presente nas rimas do MC do interior paulista.

Transcrever o trabalho do Síntese não é simples. Por isso, chega de conversa e bora escutar o som:

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo