Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

ENCUCADOS!

cuca

Há 14 anos surgia durante a 2ª Bienal da União Nacional dos Estudantes o Cuca da UNE – apelido para Circuito Universitário de Cultura e Arte. De lá pra cá, muita música, poesia e tantas outras produções artísticas foram disseminadas pelas universidades Brasil afora sempre com o intuito de valorizar a criação nacional nestes locais.

O Cuca foi quem organizou, por exemplo, no começo de fevereiro, a nona edição da Bienal, que reuniu mais de 10 mil pessoas e mais de 200 atrações no Rio de Janeiro.

Em comemoração a toda essa efervescência o site da UNE lança a coluna ‘’Encucados’’ para você ficar por dentro de todas as atividades desenvolvidas pelo Cuca.

Abrindo os trabalhos deste mês, vamos conhecer um pouco da produção cultural realizada pela galera de Santa Catarina. Se liga!

CAFÉ COM CUCA NA UNESC

A tarde do último domingo (27/4) foi recheada de atividades promovidas pelo Cuca da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma. Exposições de arte, café colonial, debates e apresentações reuniram mais de 100 pessoas na chamada Praça do Estudante.

‘’O café com o CUCA possibilitou um intercâmbio entre o artistas da universidade e os coletivos da região, além de articular portais independentes’’, contou a diretora de cultura da UNE, Patrícia de Matos, presente na ocasião.

Patrícia participou do debate ‘’Mídia x Política’’ juntamente com o jornalista Bernardo Joffily e o professor e militante contra a Ditadura Militar, Sérgio Uliano.

A diretora da UNE citou a “descomemoração dos 50 anos da Rede Globo”, e ainda lembrou os acadêmicos de alguns pontos sobre a emissora: “A Globo surgiu sendo financiada pelo golpe militar, tem um histórico de monopólio, sonegação de impostos, e principalmente a reprodução de estereótipos que reforçam valores conservadores, preconceituosos, racistas, machistas”, disse.

Ao fim do debate, a banda Dona Zica encerrou o evento com seu tradicional samba de raiz.

Para Patrícia, o eventos promovidos pelo Cuca da Unesc tem sido um sucesso. ‘’É uma experiência que tem ganhado Criciúma por ter a capacidade de articular as produções culturais e artísticas que antes não tinham a oportunidade de se conhecer’’, avaliou.

Renata Bars

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo