Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Encucados!

dceunicampNa última terça-feira (11/8), Dia do Estudante, o DCE de uma das maiores universidades públicas do país, a Unicamp, em Campinas (interior de São Paulo), reinaugurou sua sede com uma grande novidade: um espaço para a efervescência do Circuito Universitário e Cultura e Arte — o CUCA da UNE. 

Nessa simbiose, a arte e a cultura ocupam o centro do debate político com a missão de reverberar mensagens de coragem, esperança, respeito, amor e liberdade com toda a potência criativa da juventude. 

As paredes sinalizadas com a expressividade dos lambe-lambes, a pluralidade de linguagens artísticas e a espontaneidade do espaço embalaram um afetivo encontro entre estudantes de diversos cursos em uma apresentaram de suas criações, mostrando que a produção autoral universitária é mais pujante do que nunca e conectada com as causas de seu tempo.  

Se vivemos em um momento de acirramento do embate entre as forças conservadoras e os direitos e sonhos da juventude a cultura se apresenta, mais uma vez, como megafone capaz de amplificar vozes corajosas como a de Mr. Kill – atração durante a abertura do Cuca Unicamp, que disputa a narrativa cotidiana e o imaginário social através do rap.

Para a integrante do Cuca Camila Ribeiro, o desafio de organizar o Circuito na Unicamp simboliza que não cabe aos estudantes somente pensar ações culturais ocasionalmente. ”Queremos, de fato, construir um fluxo contínuo e permanente onde a arte e a cultura sejam compreendidas para além do entretenimento, e como ferramentas de emancipação social e de luta política capaz de levar a ousadia da juventude através de tags, fotografias, passinhos e rimas aos quatro cantos do Brasil”, enfatizou.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo