Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Encucados!

Evento aconteceu na cidade de Vicência, a 85 km de Recife

cucape

No último final de semana, o município de Vicência, localizado a 85 km da capital pernambucana, foi palco do 1º Encontro Colaborativo dos Cuca’s do estado. Com debates e intervenções artísticas os cuqueiros celebraram a arte e elaboraram a agenda de atividades para os próximos meses.

O evento aconteceu em duas partes. No sábado pela manhã, cuqueiros de diversas universidades pernambucanas visitaram o local conhecido como Engenho Água Doce, onde atualmente funciona a única cachaçaria de produção artesanal, construída em Pernambuco no séc XVIII. Economia criativa foi o tema discutido nesta etapa.

Já na parte da tarde, os participantes realizaram debates e intervenções no  Engenho Poço Comprido, único engenho de Pernambuco com proteção federal. Sua construção também data do século XVIII, e é composta de casa-grande, capela e fábrica (o local onde a cana era transformada em açúcar). Há onze anos, foi restaurado e aberto a visitações turísticas.

Para o representante do Cuca PE, Luiz Felipe Sena, a escolha do lugar foi simbólica. ‘’O tema principal do nosso encontro era o patrimônio cultural brasileiro, por isso escolhemos os engenhos, que são o legado de outrora. Aqui pudemos também questionar o período da escravidão e seus resquícios ainda presentes na sociedade’’, falou.

Uma intervenção artística realizada pelo estudante de Dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Igor Tenório,  foi um dos pontos altos do encontro. Intitulada ‘’O Corpo Negro em Movimento’’, a apresentação aconteceu dentro da moita, local onde os escravos trabalhavam.

‘’Foi muito emocionante para todos os presentes, pois ele estava ali, no local onde tantos escravos apanhavam. Foi uma forma de protestarmos contra o extermínio da juventude negra e também de pensarmos a inclusão do povo negro na universidade. Saímos desse encontro com a ponta da caneta afiada para construirmos muitos outros projetos’’, pontuou Luiz Felipe.

Confira abaixo o vídeo da apresentação:

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo