Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Carteira de Estudante UNE: entenda como ter a sua!

Faça sua carteira clicando aqui.

Você, estudante, conhece a meia entrada em cinemas, shows e eventos. Mas e a carteira de estudante UNE, você conhece?

É a Carteira de Estudante UNE que garante e comprova seu direito a meia entrada. Ao pedir sua carteira, você deve tomar muito cuidado pois existem vários lugares emitindo documentos falsos. Imagine só: chegar na porta daquele show que você esperou o ano inteiro para ir e ser barrado por estar com um documento falso. Melhor não, né?

A nossa carteira é a oficial do estudante, cumpre todas as normas exigidas e é emitida em parceria com outras grandes entidades como UBES e ANPG. Por isso, veja abaixo como pedir a sua, onde usar, e muitos mais.

A Carteira de Estudante UNE e a Lei da Meia Entrada

carteira de estudante

Antes de 2001 a compra da meia-entrada não tinha regulamentação e os estabelecimentos aceitavam qualquer tipo de documento para a compra desse tipo de ingresso, com isso o uso de carteiras de estudante falsas era muito alto.

Em 2013 foi criado o “Estatuto da Juventude” (Lei Federal nº 12.852/2013). Ele aborda os direitos dos jovens e as políticas públicas voltadas a esta categoria. Assim a lei assegura o direito à meia-entrada estudantil com a apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE). Dessa forma atinge-se sua maior diretriz: garantir ao jovem o acesso à cultura.

Ainda em 2013 foi criada a Lei Federal nº 12.933/2013 que trata especificamente do direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e de outras regras para o exercício regular do direito, como a reserva de 40% dos lugares disponíveis de cada evento.
Além disso, ela discorre sobre a necessidade da apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) para ter acesso à meia-entrada. Também fala sobre a padronização de um modelo único nacional da carteirinha do estudante publicamente disponibilizada por nós (UNE) pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

O ITI define os parâmetros de segurança e da certificação digital da carteira do estudante. O que envolve a elaboração do documento do estudante, sua emissão e inserção das informações cadastradas no banco de dados nacional para consulta pública. Você pode verificar qual é o padrão nacional da carteira de estudante e validar a sua no site Meiaentrada.org.br.
Inclusive, caso você já tenha uma carteira produzida em algum local sem vínculo conosco ou com uma das entidades estudantis citadas, se não conseguir validá-la, pode se tratar de um documento falso. Peça a oficial conosco.

Benefícios da Carteira de Estudante UNE

A meia entrada foi criada para que o estudante tenha acesso a eventos culturais. Então você pode usar sua carteira de estudante UNE em praticamente tudo!

Quer ver aquele ator de quem é fã na telona? Vai ver o filme pela metade do preço!
Quer ir àquele show internacional? Tem meia entrada!
Seu time do coração vai jogar um clássico? Seu ingresso de estudante está garantido!
Vai acontecer uma palestra superinteressante da sua área de estudo? É lógico que tem meia entrada!
Está sonhando com um musical da Broadway que chegou ao Brasil? Vai poder ir pela metade do preço!

Portanto você pode usar a carteira de estudante UNE em todo o território nacional e ter 50% de desconto em ingressos para:
Cinemas;
Teatros;
Espetáculos musicais;
Eventos educativos;
Palestras;
Jogos de futebol;
Entre muitos outros.

Garanta seus descontos agora, não perca tempo!

Posso pedir a Carteira de Estudante UNE?

Para solicitar sua carteira de estudante UNE você precisa estar matriculado em uma instituição de ensino. Mas atenção, não é todo mundo que pode. Por exemplo, estudantes de cursos livres, pré-vestibulares e idiomas não tem direito a carteira de estudante UNE.

Para ter esse direito, a pessoa deve estar regularmente matriculada em uma destas instituições de ensino:
Infantil
Fundamental
Médio
Técnico
Cursos de graduação
Especialização
Mestrado
Doutorado
Seja no ensino presencial ou a distância, público ou privado. Está estudando em algumas dessas categorias? Peça agora.

Como peço a Carteira de Estudante UNE?

Você pode garantir seu direito à meia-entrada com um processo fácil e rápido através do site do Documento do Estudante. E o melhor, sem ter que ir buscar em algum lugar, a carteira de estudante UNE vai até você.

Uma vez que o cadastro for criado é só enviar os documentos corretos, efetuar o pagamento e pronto, em alguns dias a carteira de estudante UNE será entregue no endereço cadastrado.
Mas quais são os documentos necessários? Veja abaixo:

01 (uma) foto de rosto recente digitalizada;
01 (um) documento de identificação: RG, CNH, RNE ou passaporte;
01 (um) comprovante de matrícula no ano vigente: declaração de escolaridade fornecida pela sua instituição de ensino ou boleto da mensalidade do ano atual.

Como você precisa fazer o upload no site, os documentos e a foto precisam estar todos digitalizados. Mas não se preocupe: basta escanear ou tirar uma foto com uma câmera fotográfica ou com o próprio celular.

Tudo esclarecido? Não perca mais tempo, peça a sua agora!

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo