Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

UBES TRAZ ZIRALDO PARA A BIENAL

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) traz para a Bienal da UNE o maior cartunista do Brasil. Ziraldo participará do lançamento da cartilha de grêmios estudantis na próxima quinta-feira (5), às 13h, na Fundição Progresso, no Rio.

Um cortejo de abertura promovido por estudantes secundaristas irá anunciar a presença de Ziraldo. Haverá ainda um ato em homenagem ao cartunista com a presença de ex-dirigentes da UBES. Barbara Melo, atual presidenta da entidade, conduzirá a roda de diálogo.

O lançamento da cartilha se dará durante as comemorações dos 30 anos da aprovação da Lei n° 7.398/85, também conhecida como “Lei do Grêmio Livre Estudantil”.  Desenhada pelo cartunista Ziraldo, a publicação traz uma série de dicas sobre a formação de grêmios estudantis, as bases do ativismo estudantil.

“Temos muita honra em ter construído com Ziraldo a arte e todo desenho da nossa cartilha de grêmios. Sua história significa muito para os jovens brasileiros. Uma grande inspiração. Trazê-lo para a Bienal para discutir cultura e valorizar a identidade nacional foi um grande acerto da UBES. Estamos muito ansiosos e temos certeza que será uma das maiores atividades da Bienal da UNE”, pontua Barbara.

O encontro é uma extensão das atividades do 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET) da UBES, que reúne mais de 1.500 estudantes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 1 e 4 de fevereiro. Na Bienal, a entidade se concentrará no tradicional “Espaço S” para reunir todas as atividades realizadas pelos secundaristas.

ENET

Com o tema “O ensino técnico que a gente quer: Acesso, expansão, qualidade e assistência estudantil”, a 13a edição do encontro priorizará a modalidade do ensino médio, que tem cumprido importante papel na produção de ciência e tecnologia no Brasil.

A programação reunirá jovens de escolas técnicas e institutos federais do país para mesas de debate, campeonatos de futsal feminino e masculino, feira de estágios, apresentação de trabalhos e atividades culturais.

ZIRALDO

Ziraldo Alves Pinto, 82 anos, é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro. É criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e participou ativamente das publicações de “O Pasquim”, semanário alternativo brasileiro da década de 1970. É um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

Da Redação

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo