Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

DILMA BOLADA, ZIRALDO, STÉDILE, JUCA E ROSSETTO: CONHEÇA CONVIDADOS DA BIENAL

O Rio de Janeiro está em contagem regressiva para a Bienal da UNE, maior festival estudantil da América Latina. Sob o tema #vozesdobrasil, o encontro reunirá mais de 100 convidados em seis dias de debates e conferências na Fundição Progresso, na Lapa.

Entre palestrantes, debatedores e oficineiros há artistas, comunicadores, ativistas, políticos e intelectuais de diferentes gerações. A estimativa de público é de 12 mil estudantes de todo o país.

O cartunista Ziraldo, os ministros Juca Ferreira (Cultura) e Miguel Rossetto (Secretaria Geral da Presidência), o publicitário Jeferson Monteiro (criador da página Dilma Bolada) e o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile são nomes confirmados nesta edição do festival, que tem como tema as #VozesdoBrasil.

Ziraldo é o convidado da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) na quinta-feira (5), em lançamento de cartilha comemorativa dos 30 anos da Lei do Grêmio Livre, que o mestre desenhou. Juca Ferreira é esperado na quarta (4) numa das rodas amplas de diálogo da Bienal. Rossetto e Stédile participam de mesas sobre reforma política na segunda (2). Jeferson “Dilma Bolada” integra a mesa “A língua em 140 caracteres”, ao lado do escritor Jessé Andarilho e a produtora Raíssa Galvão (Mídia Ninja).

Também irão debater pelos espaços do evento o músico pernambucano Silvério Pessoa, o cineasta Sílvio Tendler, os blogueiros Luis NassifCynara Menezes, o linguista Marcos Bagno, o físico e homenageado da Bienal Ildeu de Castro Moreira e as parlamentares Jandira Feghali (RJ), Manuela D’ávila (RS) e Érika Kokay (DF).

Confira a íntegra da programação da 9a Bienal da UNE aqui

SOBRE A BIENAL

A Bienal da UNE já passou por Salvador (1999 e 2009); Recife e Olinda (2003, 2013); São Paulo (2005); e Rio de Janeiro (2001, 2007 e 2011). O festival tem como proposta valorizar a identidade nacional e conectar as produções artísticas, culturais e científicas dos jovens do país, sendo um instrumento de mapeamento e difusão desse material. Promove também encontros entre pensadores, artistas, ativistas e outras atores públicos relevantes em debates, grandes shows, exposições e intervenções.

Já participaram da Bienal nomes como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Aleida Guevara (filha de Che Guevara), Ariano Suassuna, Augusto Boal, José Leite Lopes, Jorge Mautner, Alberto da Costa e Silva, Mino Carta, Serginho Groisman, Abdias do Nascimento, Ondjaki, Jards Macalé, Marcelo D2, Martinho da Vila, Racionais MCs, Beth Carvalho, Lenine, Tom Zé, Mr Catra e Naná Vasconcelos.

Confira a vinheta oficial da 9ª Bienal da UNE: http://goo.gl/wgKOnp

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo