Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

FAMÍLIA DE HONESTINO GUIMARÃES BUSCA A SUA TRILHA

E a canção da liberdade,
que nos há de libertar
e nos trará a igualdade,
mais uma vez venho cantar.
(trecho do poema Canção da Liberdade, de autoria de Honestino Guimarães)

No último dia 10 de outubro, durante cerimônia da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro sobre os 40 anos do desaparecimento do ex-presidente da UNE, Honestino Guimarães, a família do líder estudantil lançou a campanha “Trilhas de Honestino”. O objetivo é levantar e reunir relatos, informações e acervos sobre Honestino e fortalecer a luta por verdade, memória e justiça no Brasil.

Os familiares de Honestino estão dispostos a conceder perdão às pessoas que, enquanto agentes da ditadura, estiveram envolvidas em seu sequestro, tortura, na morte e/ou desaparecimento, com a condição de que essas pessoas revelem a verdade sobre os fatos os quais têm conhecimento à família. Segundo os familiares, a inspiração vem do sentimento de compaixão do próprio desaparecido e citam uma carta que o “Gui” –apelido do líder estudantil– enviou ao pai num dos períodos que esteve preso.

“As violências que cometeram contra mim atingiram muito mais aqueles que são instrumentos e não sabem que o são. A estes policiais, como homens, dedico pena, mas como instrumento de repressão, dedico o meu ódio consequente, não a eles, mas às instituições que defendem. Por isso não há sentido pensar em agir individualmente contra estes agentes, o que se tem a fazer é procurar derrotar a sua base, é liquidar com este mundo de exploração do homem, é construir o socialismo, é Fazer a Revolução”, revela trecho da carta datada do dia 12 de outubro de 1967.

A família argumenta que busca, sobretudo, “sempre refletir, com o coração de Honestino, sobre o nosso papel nessa luta”.

Sempre que autorizado pelos colaboradores da Campanha, todas as informações recebidas serão divulgadas.

Todo tipo de colaboração pode ser determinante para que a Campanha alcance as pessoas e os corações que precisam ser sensibilizados para que fatos importantes sobre a vida de Honestino sejam enfim revelados.

SAIBA COMO PARTICIPAR

A página no facebook do Trilhas de Honestino apela para uma simples conversa com pais, avós e familiares que possam saber o que aconteceu com o Honestino ou com pessoas que tenham convivido com ele e possam ter cartas, fotografias, gravações de áudio e/ou vídeo, ou simplesmente, boas histórias do “Gui” para contar.

Ajude a divulgar a campanha. Curta a página no facebook www.facebook.com/TrilhasdeHonestino e siga o twitter twitter.com/HonestinoGui

Retweet, comente e compartilhe utilizando #trilhasdehonestino

> Baixe aqui o material da campanha e o espalhe em suas redes de contatos.

> Participe da programação que acontece em Brasília e Goiás.

> Realize sessões do Cinema pela Justiça em sua universidade. Sabia como aqui.

> Clique aqui e ajude a construir as Trilhas de Honestino.

 Da Redação

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo