ANPG COM DILMA: POR MAIS INVESTIMENTOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Associação Nacional de Pós-Graduandos afirma posicionamento em carta aos pesquisadores brasileiros

UNE REPUDIA IRRESPONSABILIDADE DO GOVERNO DO PSDB NA CRISE DA ÁGUA EM SP

Moção foi aprovada em reunião da diretoria; entidade também se manifestou sobre irregularidades na Mackenzie

ESTUDANTES DE DIREITO DA UFRJ FAZEM ATO EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Ato na Faculdade de Direito da UFRJ uniu estudantes e professores em apoio à reeleição da presidenta

DCE DA UPE ESTÁ COM DILMA CONTRA O RETROCESSO

Estudantes reunidos decidiram apoiar Dilma Rousseff à reeleição

9ª BIENAL DA UNE: AS VOZES DO BRASIL SE ENCONTRAM NO RIO

A capital fluminense será a casa do maior festival estudantil da América Latina em janeiro de 2015


Carteira Estudantil

CONEG CONVOCA 53º CONGRESSO DA UNE EM GOIÂNIA

Fórum já tem data marcada e acontecerá entre os dias 29 de maio e 2 de junho

O principal fórum de deliberação do movimento estudantil de 2013 já tem data e hora para acontecer. A votação durante plenária do 61º CONEG, realizada no último fim de semana, convocou a realização do 53º Congresso da UNE em Goiânia (GO), de 29 de maio a 02 de junho.

O Congresso da UNE é um evento realizado de dois em dois anos em que, a partir da votação, elegem-se o novo presidente e a composição da nova diretoria da entidade para traçar as linhas de atuações políticas do próximo biênio. Os espaços do Congresso são abertos a todos, mas têm direito a voto apenas os delegados – estudantes que, a partir de uma votação nas suas universidades são eleitos para representar os alunos da instituição no Congresso.

A Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO) fica responsável pela organização do evento bem como pelo processo de eleição dos delegados nas universidades. Ela é composta pelos 44 membros eleitos durante esta plenária do CONEG. As eleições dos delegados devem cumprir as regras dispostas no regimento (leia aqui o documento).

 Como funciona o Congresso da UNE

Durante o CONUNE, a nova diretoria da entidade é eleita, definindo os seus rumos para os próximos dois anos. Já foram presidentes da UNE e líderes do movimento estudantil, nomes importantes na história brasileira como José Serra, Aldo Arantes, Aldo Rebelo, Lindberg Farias e Franklin Martins.

A eleição da UNE é realizada de forma congressual, semelhante ao que ocorre em outras entidades como OAB, CUT e CNBB. As chapas se organizam em teses que são apresentadas, discutidas e eleitas na plenária final do Congresso, no último dia do encontro. Nesse momento são votadas as propostas consensuais, divergentes e, por fim, os estudantes elegem o novo presidente e a composição da diretoria.

Essa é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obteve na votação. Além dos delegados (estudantes eleitos nas universidades), podem participar do congresso observadores credenciados. 

Como participar do Congresso?

O processo de eleição dos delegados pode ser encaminhado por Diretórios Acadêmicos (DCE) ou por uma Comissão formada por dez estudantes. Os processos de eleições bem como as inscrições das Comissões terão início a partir do dia 18 de março de 2013.

A proporção de eleição de delegado é de um (regularmente matriculado na Instituição de Ensino Superior) para cada mil estudantes. Qualquer aluno devidamente inscrito junto à comissão responsável pela eleição pode se candidatar a delegado para representar sua universidade no Congresso da UNE.

 ATENÇÃO

Os 500 DCEs que participaram do CONEG e votaram as deliberações já estão regularizados para participar do processo eleitoral de delegados. Aqueles que ainda querem participar têm até o dia 17 de março (domingo), para enviar seus documentos (Ata de eleição e posse e Estatuto) para email: 53congresso.une@gmail.com 

Serviço:

 53º Congresso da UNE (CONUNE)

Data: 29 de maio a 02 de junho de 2013

Local: Goiânia (GO)

Informações: 53congresso.une@gmail.com

 

 Da redação

Veja mais notícias

Deixe uma resposta