DEMOCRACIA EM DISPUTA: QUEM TEM MEDO DE MAIS PARTICIPAÇÃO SOCIAL?

Política Nacional de Participação Social foi barrada na Câmara dos Deputados

UNE LAMENTA ANULAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

A União Nacional dos Estudantes expõe em nota sua contrariedade à anulação da iniciativa que tinha como objetivo aumenta a participação da sociedade na política no nosso país. Leia na íntegra:  Política nacional de participação social  Nessa terça-feira (29/10) foi barrado na Câmara dos deputados o

DE OLHO NO CAMPUS

A agenda da semana está no ar!

UNE, UBES E ANPG QUEREM QUE NOVO GOVERNO GARANTA METAS DO PNE

Entidades estudantis avaliam resultado das eleições e o impacto para os estudantes

“OSVALDÃO” É DESTAQUE DA 38º MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

Com participação de Criolo, filme narra a historia do comandante da Guerrilha do Araguaia que virou mito


Carteira Estudantil

UNE LANÇA NOVA CARTEIRA ESTUDANTIL

Documento está mais seguro e confiável com código de barras e QR code de acordo com a Lei da Copa do Mundo

Começou ontem (27/02) a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e suas milhares de entidades filiadas. Os estudantes podem solicitar a sua através do site da UNE www.une.org.br munidos da cópia do RG, CPF, e comprovante de matrícula de 2013. O preço também foi unificado em todo o país e custa R$20,00. A carteira fica pronta em até sete dias úteis e vale até março de 2014.

Meia entrada luta histórica

Há anos a UNE vinha se preparando para dar mais funcionalidade, transparência e eficiência para a carteira estudantil. Com a exigência do Congresso para uma certificação de segurança ela buscou uma parceria com Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). O novo documento contém um código de barras e um QR Code que traz mais segurança e tranquilidade ao usuário e ao bilheteiro. A UNE é a pioneira no país em utilizar na carteira a tecnologia do certificado de atributo, uma estrutura de dados que assegura a legitimidade e possibilita a conferência de qualquer dado do aluno, seguindo um padrão de confiança da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Desde a redemocratização do país a UNE luta por uma Lei nacional de meia entrada. A entidade participou ativamente das comissões e debates sobre a entrada dos eventos da Copa do Mundo e mesmo insatisfeita com o preço do ingresso e com a burocracia para compra entende como um ganho a Lei Geral da Copa.

Segundo o presidente da UNE a medida provisória 2.208 de 2001 ao contrário do que muitos pensam não fala sobre meia entrada. Ela liberou a emissão da carteira pelos estabelecimentos de ensino, pelas associações, agremiações estudantis e acabou com a exclusividade da UNE. “Foi uma retaliação do governo FHC às greves encabeçadas pela UNE exigindo melhorias na educação. Ela é uma aberração jurídica que jamais foi votada pelo Congresso e dá base a ação das máfias ou qualquer empresa mal intencionada. A UNE em parceria com o Procon já denunciou diversas quadrilhas que comercializavam carteiras de forma irregular”, explica.

A “bagunça” na emissão das carteiras teve um efeito ainda mais perverso: o encarecimento da cultura no Brasil. “Hoje os próprios produtores culturais admitem que o valor da meia entrada é praticamente de uma entrada inteira, consequentemente dobrando o valor do ingresso normal”, afirma Iliescu.

Para a UNE a carteira estudantil é mais que uma identificação, é um portador de direitos do estudante. É um documento de autonomia da representação estudantil também, uma vez que é emitido por uma entidade de estudantes e de autonomia financeira. A arrecadação das carteiras custeia o funcionamento da entidade e é repartido entre as UEEs dos estados, os DCEs das universidades e os CAs dos cursos.

 Cristiane Tada

Veja mais notícias

33 respostas para “UNE LANÇA NOVA CARTEIRA ESTUDANTIL”

  1. ANDRE disse:

    NÃO CONSEGUI SOLICITAR PELO SITE !! COMO FAÇO ??

  2. gilzete reis da silva disse:

    onde esta o link para fazer solicitação da carteira de estudante 2013??

  3. João Villagran disse:

    Gostaria de saber quais meios posso tomar para a aquisição da nova carterinha da UNE?

  4. Nilvo galvan disse:

    Sou Estudante de Direito da UNAR de Araras, SP.
    Gostaria de adquirir uma Carteira de estudante Emitido pela UNE como devo proceder.

  5. Nathalia disse:

    estou fazendo curso técnico e tem direito a carteira de estudante, mas eu não sei se é graduação ou pós-graduação? obrigada

  6. Adolfo disse:

    Sou estudante do Ensino Médio,posso adquirir a carteirinha UNE?

  7. Joseane Sfair disse:

    Gostaria de saber se os alunos de escola pública no ensino médio, também poderão fazer a solicitação pela carteirinha?

  8. Islane Souza disse:

    Ola faço um curso EAD de Letras Portugues na Universidade Federal de Sergipe. Essa carteira serve pra mim?

  9. Matheus Vianna disse:

    Olá gostaria de saber se vocês enviam a carteira pois eu sou do RJ. Obrigado e mais ou menos quanto tempo para ficar pronto e chegar ao meu endereço?

  10. Lauro disse:

    Gostaria de saber quanto custa para fazer a carteirinha estudantil?

  11. eduardo disse:

    Ola! não estou conseguindo solicitar a carteira do estudante. como posso fazer?

  12. João Paulo disse:

    Sou presidente do CA do meu curso na UFRR, gostaria de saber qual o procedimento que devemos adotar para disponibilizarmos a carteirinha para nosso acadêmicos. Grato

  13. simone disse:

    Não estou conseguindo fazer o cadastro da carteirinha pelo site, já mandei um email para o portal da meia entrada e até o momento não me responderam.

  14. Frederico Tadeu disse:

    Olá, fiz a carteirinha (dez/2013) e já recebi, entretanto, a validade dela é até Março de 2014.
    Fiz a carteira para os jogos da Copa do Mundo em Junho, e agora? a carteirinha não vale nem um ano?
    Obrigado.

  15. Blener disse:

    Não consigo solicitar minha carteira estudantil, moro em caxias do sul, onde posso solicita-la?

  16. luiz henrique disse:

    eu queria saber ,se o meu bilhete unico com umes 2013 , tem os mesmo beneficios em 2014 ?

Deixe uma resposta