POR UMA REFORMA POLÍTICA QUE ASSEGURE IGUALDADE: MAIS MULHERES NO PODER!

52% do eleitorado, elas não representam ainda nem 10% do Congresso Nacional

CULTURA DENTRO DO BOLSO

Manga de Vento no Centro Cultural UFG em Goiânia é destaque da coluna de hoje

UPE: 75 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS

Neste mês de setembro, entidade estudantil paranaense celebra mais um ano de vida

ENCONTRO CATARINENSE DE UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS

UCE promove debate dificuldades nas instituições de ensino de cerca 215 mil estudantes no Estado

UFBA RECEBE 1º ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BACHARELADO INTERDISCIPLINAR

Evento acontece de 30 de outubro a 02 de novembro


Carteira Estudantil

UNE LANÇA NOVA CARTEIRA ESTUDANTIL

Documento está mais seguro e confiável com código de barras e QR code de acordo com a Lei da Copa do Mundo

Começou ontem (27/02) a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e suas milhares de entidades filiadas. Os estudantes podem solicitar a sua através do site da UNE www.une.org.br munidos da cópia do RG, CPF, e comprovante de matrícula de 2013. O preço também foi unificado em todo o país e custa R$20,00. A carteira fica pronta em até sete dias úteis e vale até março de 2014.

Meia entrada luta histórica

Há anos a UNE vinha se preparando para dar mais funcionalidade, transparência e eficiência para a carteira estudantil. Com a exigência do Congresso para uma certificação de segurança ela buscou uma parceria com Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). O novo documento contém um código de barras e um QR Code que traz mais segurança e tranquilidade ao usuário e ao bilheteiro. A UNE é a pioneira no país em utilizar na carteira a tecnologia do certificado de atributo, uma estrutura de dados que assegura a legitimidade e possibilita a conferência de qualquer dado do aluno, seguindo um padrão de confiança da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Desde a redemocratização do país a UNE luta por uma Lei nacional de meia entrada. A entidade participou ativamente das comissões e debates sobre a entrada dos eventos da Copa do Mundo e mesmo insatisfeita com o preço do ingresso e com a burocracia para compra entende como um ganho a Lei Geral da Copa.

Segundo o presidente da UNE a medida provisória 2.208 de 2001 ao contrário do que muitos pensam não fala sobre meia entrada. Ela liberou a emissão da carteira pelos estabelecimentos de ensino, pelas associações, agremiações estudantis e acabou com a exclusividade da UNE. “Foi uma retaliação do governo FHC às greves encabeçadas pela UNE exigindo melhorias na educação. Ela é uma aberração jurídica que jamais foi votada pelo Congresso e dá base a ação das máfias ou qualquer empresa mal intencionada. A UNE em parceria com o Procon já denunciou diversas quadrilhas que comercializavam carteiras de forma irregular”, explica.

A “bagunça” na emissão das carteiras teve um efeito ainda mais perverso: o encarecimento da cultura no Brasil. “Hoje os próprios produtores culturais admitem que o valor da meia entrada é praticamente de uma entrada inteira, consequentemente dobrando o valor do ingresso normal”, afirma Iliescu.

Para a UNE a carteira estudantil é mais que uma identificação, é um portador de direitos do estudante. É um documento de autonomia da representação estudantil também, uma vez que é emitido por uma entidade de estudantes e de autonomia financeira. A arrecadação das carteiras custeia o funcionamento da entidade e é repartido entre as UEEs dos estados, os DCEs das universidades e os CAs dos cursos.

 Cristiane Tada

Veja mais notícias

33 respostas para “UNE LANÇA NOVA CARTEIRA ESTUDANTIL”

  1. ANDRE disse:

    NÃO CONSEGUI SOLICITAR PELO SITE !! COMO FAÇO ??

  2. gilzete reis da silva disse:

    onde esta o link para fazer solicitação da carteira de estudante 2013??

  3. João Villagran disse:

    Gostaria de saber quais meios posso tomar para a aquisição da nova carterinha da UNE?

  4. Nilvo galvan disse:

    Sou Estudante de Direito da UNAR de Araras, SP.
    Gostaria de adquirir uma Carteira de estudante Emitido pela UNE como devo proceder.

  5. Nathalia disse:

    estou fazendo curso técnico e tem direito a carteira de estudante, mas eu não sei se é graduação ou pós-graduação? obrigada

  6. Adolfo disse:

    Sou estudante do Ensino Médio,posso adquirir a carteirinha UNE?

  7. Joseane Sfair disse:

    Gostaria de saber se os alunos de escola pública no ensino médio, também poderão fazer a solicitação pela carteirinha?

  8. Islane Souza disse:

    Ola faço um curso EAD de Letras Portugues na Universidade Federal de Sergipe. Essa carteira serve pra mim?

  9. Matheus Vianna disse:

    Olá gostaria de saber se vocês enviam a carteira pois eu sou do RJ. Obrigado e mais ou menos quanto tempo para ficar pronto e chegar ao meu endereço?

  10. Lauro disse:

    Gostaria de saber quanto custa para fazer a carteirinha estudantil?

  11. eduardo disse:

    Ola! não estou conseguindo solicitar a carteira do estudante. como posso fazer?

  12. João Paulo disse:

    Sou presidente do CA do meu curso na UFRR, gostaria de saber qual o procedimento que devemos adotar para disponibilizarmos a carteirinha para nosso acadêmicos. Grato

  13. simone disse:

    Não estou conseguindo fazer o cadastro da carteirinha pelo site, já mandei um email para o portal da meia entrada e até o momento não me responderam.

  14. Frederico Tadeu disse:

    Olá, fiz a carteirinha (dez/2013) e já recebi, entretanto, a validade dela é até Março de 2014.
    Fiz a carteira para os jogos da Copa do Mundo em Junho, e agora? a carteirinha não vale nem um ano?
    Obrigado.

  15. Blener disse:

    Não consigo solicitar minha carteira estudantil, moro em caxias do sul, onde posso solicita-la?

  16. luiz henrique disse:

    eu queria saber ,se o meu bilhete unico com umes 2013 , tem os mesmo beneficios em 2014 ?

Deixe uma resposta